GAMBIARRA #7
EDITORIAL
(Im)permanência na arte
A Gambiarra, revista editada no âmbito do Programa de PósGraduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, chega a seu número 7 refletindo acerca da (im)permanência na arte, título da edição. Assim, os artigos perpassam questões que permanecem ou que se rarefazem no âmbito das artes, considerando aquilo que diz respeito a obras, artistas, público, espaço, instituição, histórias e ordinário. Neste sentido, nossos agradecimentos aos autores Rodrigo Gonçalves dos Santos, Miriam Maria Vieira Martins, Caroline Alciones de Oliveira Leite, Verena Carla Pereira, José Eduardo Ribeiro de Paiva e Luciana Marcelino.
Abrindo a revista, o Portfólio de Giovanni Ferreira registra o resgate daquilo que o ar nos traz, desenhando com fitas transparentes caminhos de ar no espaço – Arparadores. Após a sequência de artigos, o portfólio da artista Ludmylla Tavares nos presenteia com aquilo que da pele se desprende e se entrega – Capillus. Em sequência, a artista Ana Hortides entrevista a também artista e professora Denise Cathilina. O portfólio da artista Priscila Rampin fecha a edição 7 da Gambiarra com o registro de Pequenas Desordens que desordenadamente acabam por entrar no ponto cego do olhar ordinário.
Por fim, agradecemos ao artista e professor Luiz Sérgio de Oliveira por novamente nos apoiar na consolidação desta fase da Gambiarra, e ao professor e artista Luciano Vinhosa pela parceria cotidiana e pela cessão da imagem de trabalho de sua autoria – O pequeno gesto: ensaio em torno da experiência ordinária – que é capa deste número da Gambiarra.
Os Editores