PUBLICAÇÕES
As publicações do programa são organizadas em 3 eixos: 1. COLEÇÕES (1.1 Mosaico, 1.2 Teses & Ensaios, 1.3 Toada), 2. REVISTAS (2.1 Poiésis, 2.2 Gambiarra) e 3. TESES & DISSERTAÇÕES
1. COLEÇÕES
1.1 MOSAICO
Em torno do corpo
Download PDF - Em tornor do corpo Viviane Matesco O movimento cultural contemporâneo explora a reabilitação do corpo, e as expressões artísticas do imaginário do corpo servem de baliza para apreender essas modificações. O corpo verdadeiro, não idealizado, fora...
Arte Reflexões no Silêncio: entre ruminâncias e experiências
Download PDF Arte Reflexões no Silêncio Luciano Vinhosa Este livro reúne ensaios, teóricos e artísticos, desenvolvidos entre os anos 2000 até os dias de hoje [2016]. Embora eles abordem problemas variados – relação arte e arquitetura; fotografia e performance;...
inSITE: práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos
Download PDF Luiz Sérgio de Oliveira As zonas de fronteira são regiões absolutamente singulares, demarcadas por encontros de identidades em permanente processo de negociação, espaços de hibridização, de assimilação e de resistência. Zonas onde culturas, raças, etnias,...
Hélio Oiticica e a Arquitetura do Sujeito
Download PDF Tania Rivera Pensar em Hélio Oiticica é necessário, hoje. Não para seguir a onda de reconhecimento internacional da arte brasileira a partir dele e de Lygia Clark. Não para incensá-lo e rapidamente alinhar a produção posterior a ele sob a sua égide. É...
Fotografia e pintura como imagens em confluência
Download Fotagrafia e pintura como imagens em confluência Mauricius Farina A ideia de confluência está implicada em semelhanças que se manifestam, paradoxalmente, por um princípio de dessemelhança que é fundamental para esse cruzamento. Quando aspectos comuns se...
Pragmatismo utópico
Download Pragmatismo Utópico Luiz Guilherme Vergara O pragmatismo utópico abordado neste livro invoca o sentido de coincidentia oppositorum, em outras palavras, a encruzilhada ou o entrecruzamento contemporâneo entre abrigo e...
Arte pública como atitude
Arte Pública como Atitude - Luiz Sérgio de Oliveira Luiz Sérgio de Oliveira Reunindo trabalhos publicados em periódicos científicos ou apresentados em encontros acadêmicos entre 2007 e 2019, Arte pública como atitude tem a ambição de avançar em um território...
1.2 TESES & ENSAIOS
Coletivo 28 de Maio: arte e lutas minoritárias
Jorge Vasconcellos e Mariana Pimentel Em 2013, ano de insurgências em diversas cidades, no Brasil e em outras partes do mundo, quase toda semana tínhamos notícias, ou nos víamos participando, de ações derua. Essas ações transitavam por modos diversos que iam do...
Assim na arte como na vida
Luciano Vinhosa Download PDF - Assim na arte como na vida Elaborado originalmente como tese para Professor Titular do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Luciano Vinhosa, ao expor neste livro as inquietações que o acompanham em...
O museu, o porto, a cidade: arte e gentrificação na zona portuária do Rio de Janeiro
PDF_LuizSergioOliveira_OmuseuOportoAcidade Luiz Sérgio de Oliveira Este livro apresenta resultados (provisórios) de uma pesquisa desenvolvida por Luiz Sérgio de Oliveira tendo como ponto de partida a criação do Museu de Arte de Rio (MAR). Nesta abordagem, o museu é...
1.3 TOADA
Eu não sei o que dizer mas desejo profundamente que você me escute
Organizado por Jessica Gogan, pesquisadora colaboradora no PPGCA, o livro “Eu não sei o que dizer mas desejo profundamente que você me escute” é fruto de pesquisa do pós doutorado e da disciplina “”Conchas, peneiras, bainhas: arte, clínica e cuidado na...
Coleção Toada
A Coleção Toada é …
2. REVISTAS
2.1 POIÉSIS
Poiésis 42
EDITORIAL A Revista Poiésis, periódico do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA, vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação da Social /IACS da Universidade Federal Fluminense/UFF, apresenta seu quadragésimo segundo número, referente ao...
Revista Poiésis
A Revista Poiésis é uma publicação semestral, de livre acesso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF. Comprometida com as investigações transdisciplinares no campo das artes, a Revista Poiésis se articula como propulsora de debates em...
2.2 GAMBIARRA
Tranxversal
A Plataforma >>-t-r-a-n-x-v-e-r-s-a-l-> explicita a vontade de contágio, onde múltiplos tempos e espaços podem ser penetrados e contaminados uns pelos outros. Abrem-se as possibilidades de diálogos improváveis em tempos impossíveis. A flecha, instrumento de...
Revista Gambiarra
A Gambiarra é uma publicação organizada e produzida pelos mestrandos do programa em Ciência da Arte - UFF - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA). É dedicada aos estudos e às pesquisas no campo das artes
3. TESES & DISSERTAÇÕES
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2024
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2023
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2022
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2021
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2020
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2019
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2018
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2017
Teses e Dissertações defendidas no ano de 2016
- Anderson P. Arêas, Artaud Fragmentado: sonho e crueldade na cena do corpo
- Bárbara Boaventura Friaça, Veste: um processo artístico-investigativo sobre as potências da veste e a necessidade do vestir
- Gabriela da Silva Dezidério, A construção de uma categoria arte afrobrasileira: um estudo da trajetória artística de Mestre Didi
- Geraldo Britto Lopes (Geo Britto), Teatro do Oprimido: uma construção periférica-épica
- José Tomaz de Aquino Júnior, O ator estrangeiro e a flor do mandacaru
- Juliana de Almeida Bragança, A fotografia percebida pelo olhar do sujeito olhante
- Letícia Carvalho da Silva de Oliveira, Parir o tempo: trabalho-processo no corpo feminino
- Lia Crempe, O silêncio de Eros: um roteiro expressivo
- Luiz Marcelo da Silveira Resende, Revista A Estação e as transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX
- Marcia Franco dos Santos Silva, Cartografia e geopoética: um olhar cartográfico sobre a 8ª Bienal do Mercosul
- Mariana Gomes Ribeiro, Hélio Oiticica: criação de e para pensamento
- Marrytsa Mendonça Vieira de Melo, Estar entre o ir e o vir: Ocupações Temporárias no Catumbi
- Patrícia Magalhães Bevilaqua, Escultura varal sobre vivências
- Renata Cristina Alves, Os objetos cênicos e a repetição nos processos de criação corpórea do artista contemporâneo
- Roberta Condeixa, Arte como Zonas de Contato na América Latina: Juan Manuel Echavarría (Colômbia), René Francisco Rodriguez (Cuba) e Joaquín Torres García (Uruguai)
- Tatiana de Almeida Nunes da Costa, Guarnieri Revisitado: possibilidades de leituras do contemporâneo – “Gimba, presidente dos valentes”
- Thiago Grisolia Fernandes, Desescrita: signos da ausência
- Aline de Castro Araújo, Panorama da coprodução cinematográfica Brasil-Portugal recente (2005-2012)
- Aline Paula de Oliveira Leite, Nova Arte Pública de Gênero: práticas de arte e feminismos na América Latina
- Carlaile José Rodrigues Souza, Contato com a arte no Morro da Conceição
- Caroline Maria Gurgel D‘Ávila, Presente ausência: escrevendo o corpo com Leonilson
- Carolline Helena Campos Cantidio, A cidade, a atriz-cidadã e as ferramentas de trabalho
- Clarissa Rêgo Teixeira, Dança contemporânea e colaboração: instaurações de mundos
- Diogo Carreira Fortunato, O alhures fotográfico: a fotografia noutro lugar
- José Carlos Marins Pinto, A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: “Bacantes”, “Aquilo de que somos feitos” e “Ensaio.Hamlet” – processos e proposições questionadores do sistema burguês de sujeição
- Luana Cardoso da Costa, A poetisa vai à guerra: heterotopias para uma estética da (r)existência
- Marilia Mendes Machado, Público e performance: sob a perspectiva de seus olhares, inter-relações e expectativas
- Raphael de Andrade Couto, Entre marcas e atravessamentos: uma escrita de artista
- Stéphane Dimocostas Marcondes, Fragmentos de intimidade: Sinta-se em Casa
- Thaís Helena Rissi de Sousa, Yuyachkani: teatro e performance enquanto registro e memória na Latino-América
- Ursula Bahiense, A arte como veículo e a “cultura de si”: a dimensão ética e espiritual do trabalho do ator/performer
- Viviane Maria de Brito, Mulheres que tiram joias da caixa: tradição do Maranhão tocada pelas Caixeiras do Divino no Rio de Janeiro
- Agatha Silvia Nogueira e Oliveira, Do popular ao artístico: o performer da cena negra no espelho do samba de roda
- Alexandre Almeida Juruena de Mattos, O antropomorfismo na cultura de animação
- André Gracindo Gomes, O Teatro do Oprimido como prática política no contexto da emancipação em Jacques Rancière
- Camila do Amaral Gomes Lopes, A atualidade do corpo: representações da contemporaneidade na dança de Deborah Colker
- Carlos Gomes de Lima Junior, Entre passagens e permanências: o dispositivo fotográfico e a relação com a obra de arte
- Eduardo Rangel Monteiro, A capoeira de Marcel Gautherot
- Eliane Carvalho Zacharias, O Corpo-Poiético: palavras, afetos e experiências no corpo que dança
- Ivana Denise Grehs, Desinfância: memórias inventadas de um álbum de família
- Janis Pérez Clémen, Arte, Mediação e a Viabilidade do Inédito: dilemas da prática política curatorial pedagógica
- Luciana Cao Ponso, Formas do Dançar o Impossível: um salto do cinema de 1930 em direção à videodança
- Luciara Franco Vidal Mota, Passagens da videoarte à arte contemporânea: fulgurações benjaminianas
- Marcos Vinicius Bonisson Machado, Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978): experiência em campo ampliado
- Sisuama Nzonkanu, O Canto-Fábula e as práticas interpretativas contemporâneas
- Ana Carolina Almeida, Museu, obras em exposição e públicos: o contato com a arte na visita ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Guilherme Burgos Pereira, O ensino da arte na escola: a ênfase na criatividade
- Jacqueline Barbosa dos Santos, Corpografismo: um estudo sobre o samba de roda
- Luiza Faria Rodrigues, O hiperrealismo sombrio de Gottfried Helnwein
sob o olhar fenomenológico - Marcela de Souza Amaral, Mise-en-scène contemporâneo: o olhar do diretor frente à cena fílmica
- Marcelo Pitaro Guerra, Cinema de atração e atrações: do domínio no início do cinema ao underground na contemporaneidade
- Marco Marcelo Bortoloti, A falsificação da obra de arte como valor de mercado
- Maria Eloisa Lemme, Quando parti: uma teia de percursos, conversas e afetos na comunidade da Rocinha
- Maria Neli Costa Neves, Religiosidade e cinema brasileiro: político e autoral nas décadas de 60 e 70, empreendimento
industrial nos anos 2000 - Nycolas dos Santos Alburquerque, Apoderamento imagético do Nordeste: estereótipo e discurso no cinema contemporâneo
- Pedro Vitor G. Rodrigues Vieira, Debaixo da pele, os mitos enterrados: a memória dos processos criativos em dança contemporânea
- Rachel Souza, Stencil como arte pública
- Rafael Mauricio Méndez Bernal, Remexendo nas cinzas da alma urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro
- Raphael Soifer, Choques, ordens e revitalizações: transformação socioestética nas ruas do Rio de Janeiro
- Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan, Grafite / Pichação: circuitos e territórios na arte de rua
- Ana Aparecida S Ramos, A utilização da computação gráfica como ferramenta na transposição do imaginário dos quadrinhos para o cinema
- Antonieta Eloisa Kehrig Acosta, Imagem do corpo em movimento na tela
- Davi Silva Pereira, Utopias possíveis: percursos do artista como agente transformador
- Eduarda Alves Gomes Pereira, Práticas artísticas urbanas de intervenção no cotidiano
- Eduardo Alberto de Souza Varela, Espelhos de papel: arte, artes gráficas e impressões do Rio de Janeiro oitocentista
- Fernanda Ferreira de Abreu, A mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação
- Flávio Santos da Conceição, Estética do Oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos
- Germana Lúcia de Araújo, O povo na tela: uma transição no olhar do documentário no final dos anos 1960
- Ingrid Lemos Costa, Livro, Livro Indígena, Livro de Artista: um recorte sobre a linguagem visual dos Ikpeng
- Jansen Rodrigo de Oliveira Ramos, A construção da linguagem na cinematografia de animação
- Lilian de Carvalho Soares, Um olhar através do visível: reflexões sobre a fotografia de Chema Madoz
- Lívia Pagano A Rosa, Os Emos da Galeria do Rock de São paulo: cultura juvenil, tribalismo e comunidades estéticas
- Luciana Lopes Rocha, Comicidade em movimento: o corpo que ri
- Maíra Norton da Silva, Relações entre técnica e criatividade no ensino do cinema e do audiovisual
- Marcelo Lopes Vieira da Silva, A imagem viva, o VJinge seus desdobramentos processuais
- Michele Almeida Zaltron, Imaginação e desconstrução em K Stanislávski
- Valterlei Borges, Novos modelos de produção musical e consumo: um estudo sobre as mudanças com o advento das plataformas digitais
- Victor Hugo N Oliveira, Um Ato de Fé e(em) Festa: análise do encontro entre devoção e diversão na dança de São Gonçalo de Amarante
- Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno
- Alda de Moura Macedo FIGUEIREDO, Manto da Apresentação: Arthur Bispo do Rosário em diálogo com Deus
- Ana Paula Campos de Almeida, Letras Fluminenses: a quixotesca aventura de um jornal literário
- Beatriz Martini BEDRAN, Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias
- Claudio MIKLOS, A Arte Zen e o Caminho do Vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de Não-Eu na criação
- Felipe Eugenio dos Santos Silva, Inventando Áfricas: por ensaios que redesenhem a música aos sons de Moacir Santos e Duke Ellington
- Iris Aparecida BRASIL, Corpo Mosaico: transformações espaço-temporais na dança
- Leandro de Souza DOMITH, Santeiro e suas Veredas
- Rodrigo RANGEL,Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
- Rubens Sérgio Dutra de Oliveira, Estética e Paixão no Drama Wagneriano
- Tatiana Rodrigues XEREZ, O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
- Alexandre Neves ALVES, Um novo olhar sobre Debret
- André SCUCATO, A poética das artes: as figuras cinematográficas no cinema de poesia
- Berta Antunes SOUSA, Caio Mourão: o precursor da joalheria moderna brasileira
- Celso Eduardo Santos RAMOS, Baiontropifando: Instauração de mundo e temporalidade da música nas bandas Dois Irmãos e Pife Muderno
- Cláudia Garcia PADILHA, Casa das Minas: um estudo sobre a estética religiosa feminina afro-maranhense
- Cláudia LEWINSOHN, Intensas Criaturas em seus infinitos devires
- Cristiane Guimarães de ARAÚJO, Celebrações populares em São Gonçalo, RJ: Folia de Reis
- Dilson MIKLOS, Walter Benjamin e Hélio Oiticica: a construção de um mosaico possível
- Edson Rodrigo BORGES, Arte, corpo e tecnologia digital: formas expandidas de ser e sentir na obra de Diana Domingues
- Fabrício da Costa Alhadas CAVALCANTI, Arquiteturas do Tempo: um estudo sobre o sentido da memória a partir do contexto
- Flávia Simonini PARADELLA, A Última Ceia: uma análise crítica da visualidade na obra de Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho
- Klaus Almeida Reis Ribeiro de NOVAES, Como uma transparência: efeitos de palimpsesto
- Leila Maria da Silva BARBOZA, Mosaico do Lugar: investigações sobre uma intervenção artística coletiva
- Lilian S P S RIBEIRO, Do sonho à realidade: as contradições da representação feminina na publicidade na televisão a partir dos anos 90
- Marco Antonio PORTELA, “Quero ser artista”: dificuldades, possibilidades, estratégias e alternativas de inserção dos artistas visuais
- Maria Lúcia Baptista GUIMARÃES, Investigações sobre um outsider: Wesley Duke Lee e o Esquema Geral da Nova Objetividade
- Marilei M T SOUZA, O olhar sobre a prática na construção da identidade do enfermeiro
- Nívea Lázaro dos SANTOS, Elomar: entre o homem sertanez e o compositor sertânico
- Norma Sueli dos SANTOS, As possibilidades de permanência das expressões de capoeira em um contexto globalizado
- Priscila Seixas COSTA, A Gestão Cultural como processo narrativo: a era dos festivais da canção, a eclosão do rock nacional e o Som da UFF
- Silvio Wander MACHADO, Invólucro virtual: a mídia digital como extensão da mente
- Anita FISZON, As casas de barro na Região de Lumiar: o barro cultural nas construções das casas de taipa e com pigmento pictórico
- Delfina Renck REIS, Dona Romana de Tocantins: uma fantástica iconografia
- Fabiano Avelino da SILVA, Mitopoiese do Tambores: discurso e poesia do Jongo
- Ivan Nogueira C. ALBUQUERQUE, Grafite: a intervenção estética urbana destas crônicas à vista
- Joana Lima FIGUEIREDO, Fábrica Santo Aleixo: Magé, arte e patrimônio da industrialização – 1847-1979
- Lídia Costa LARANGEIRA, Fragmentos de um discurso dançante
- Luiz Guaracy GASPARELLI JÚNIOR, A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contempoâneo
- Marcelo Barrozo GOULART, Uma interlocução entre a imagem e educação ambiental: mangue vivo
- Maria Helena de Souza VERANI, Confidências musicais: aspectos da interpretação no diálogo dos instrumentos
- Renata Ribas Nassur de LUCA, A poética naïf de um artista plástico: Manoel Correia do Nascimento
- Rodrigo da Costa ARAÚJO, Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna
- Waleska Lopes de Almeida BRITTO, A intencionalidade da dança
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO APRESENTADAS E APROVADAS NO PPGCA-UFF EM 2007
-
Anna Flávia Gonçalves Mendonça SANTOS, A sinalização informal: estratégias de análise
Débora Freire de AZEVEDO, O teatro entre quatro linhas (uma analogia do futebol com o teatro)
Dora de Andrade SILVA, A dança para além da dança: a inserção do cotidiano nas construções cênicas
Eduardo Cozendey da SILVA, Hiperimagem: o processo de construção coletiva na internet
Fernando Céasr Faria da ROCHA, Dorian Gray: a moldura da imagem
Jorge Ricardo FREUND, A praia é aqui! Que praia é essa?
José Carlos Monteiro dos SANTOS, Maneirismo e cinema: uam visão do mundo, uma ideia de arte
Luiz Flávio Tournillon ALCOFRA, Memórias chorando: o grupo Água de Moringa
Ricardo Pimenta MENDES, Arquitetura do afeto
Rubens Emerick GRIPP, Olha só quem está falando! O Grupo Teatro Novo