PROJETOS & GRUPOS DE PESQUISA
AFETOS DE BORDA - POR UMA CLINICA DA LITERATURA E DA CULTURA - ANA KIFFER
Este projeto centra-se no delinear do campo de uma clínica da cultura a partir da análise das escritas das afecções de borda, com ênfase para as inscrições do ódio em manifestações artístico, político e culturais do contemporâneo. Parte-se do diagnóstico de dois grandes campos de problema: no primeiro observa-se o avançar de sociedades cada vez mais marcadas pelo desligamento de seus tecidos e laços sociais (Mbembe, 2018), onde insurgem as crises dos quadros de representação, de reunião, tanto no plano político quanto subjetivo; assim como afecções – caso da intensificação do ódio – antes apartadas dentro do que entendíamos como pacto civilizatório. Nesse contexto há urgência em rever funções, atuações e os lugares dos discursos que produzimos e/ou analisamos. Entre as afecções do ódio e a revisão de nossa produção discursiva, se inscreve o repensar da função crítica em sua verve clínica, criadora de Relação (Glissant,1990) ali onde algo se rompe, se des/liga ou se desfaz. Num segundo campo, torna-se necessário reavaliar, através de um estudo teórico e histórico dois grandes paradigmas que nortearam criticamente a inscrição social do campo literário e artístico. De um lado a noção de engajamento, e de outro a noção terapêutica da arte, das quais uma clínica da cultura ? mesmo que em diálogo ? delas buscará se deslocar. Entende-se que os afetos de borda (porque oriundos e ao mesmo tempo criadores de tensão e conflito) para se inscreverem como operadores de subjetivação (Lordon, 2016) necessitam das experiências, das narrativas e das contra-narrativas artístico-literárias e culturais. De um ?poder-dizer? em seus múltiplos aspectos, e incluso enquanto exercício de poder no seio do tecido social. Poder-dizer muitas vezes barrado ao modo de funcionamento das afecções. O projeto entende que pensar nessas inscrições, mesmo quando feitas de escritas precárias, efêmeras ou sob risco de apagamentos participa da construção dessa grande teia discursivo-afetiva aqui em questão.
ARQUEOLOGIAS DA MÍDIA E FORMAS DE COMUNICAÇÃO EXPANDIDAS ? O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO VINTE - LUCIO AGRA
O projeto parte da premissa de entendimento dos processos artísticos como processos comunicacionais, a partir da qual busca formular a sua hipótese central. Esta supõe que compreender a genealogia dos fenômenos comunicacionais ? em ampla perspectiva e não somente nos que já são nomeados disciplinarmente como a publicidade, a televisão, o cinema etc ? ajudará a compreender a justaposição que esse contexto comunicacional opera com as artes, revogando-lhes as tradicionais fronteiras de especificidades (teatro, dança, música, artes visuais, etc), urdindo uma trama de hibridizações entre meios que produz uma nova paisagem semiótica. Alguns aspectos que já apontamos como traços dessa formação singular podem ser descritos a partir do crescimento de meios e processos caracterizados pela impermanência, a instabilidade e o efêmero. Além disso amplia-se uma ?poética intermeios?, mediante a qual proliferam as correlações entre linguagens, favorecendo a produção de novas formas de expressão comunicacional-artística que resultam da mescla de outras já existentes. A produção de eventos ou acontecimentos ? mais do que obras ? na arte contemporânea estaria em consonância com o desenvolvimento de uma percepção sustentada na impermanência. O capitalismo de caráter emocional (LIPOVETSKY) sustenta-se na fluidez de mercados cujos bens trafegam na impermanência e representam valores monetários virtuais, o que Lipovetsky chama de ?hipercapitalismo?. Ao mesmo tempo a própria ideia de ?representação? vem sofrendo abalos consideráveis seja pela disseminação de formas de presença antes apanágio do que se chamou de ?Artes Cênicas? (CHARLE, 2012, CÍCERO, 2010) , seja pela passagem de um ?mundo codificado? (FLUSSER, 2013) ao que chamaríamos de ?hipercodificação?, construtora de uma situação que não admite mais um ?fora? das leituras, senão uma espiral infinita das mesmas. As recentes considerações de GUMBRECHT (2006) sobre a presença e de RANCIÈRE (2008) sobre a ideia de um ?espectador emancipado? constituem elementos essenciais para a presente pesquisa. O breve mas já consistente contato com as bibliografias que circulam no CECULT me deixaram clara a necessidade de novas atualizações, sobretudo nos campos de Estudos sobre a Desconolonização e, do ponto de vista histórico, a relação da cidade de Santo Amaro da Purificação com os protagonismos artísticos que viriam a se desenvolver nas décadas posteriores aos anos 60, no Brasil e fora, sobretudo no terrendo da música gravada e ao vivo. Dessa forma o projeto encontra-se em fase de reformulação até o final de 2016, com vistas a um resultado a ser publicado em livro em 2019. Esta pesquisa dependerá, em grande parte, de uma atualização no campo de atividades acadêmicas em que estarei inserido.
ARTE & PENSAMENTO ? INVESTIGAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ARTE E VIDA, FILOSOFIA E CINEMA - JORGE VASCONCELLOS
O tema geral de nossa pesquisa responde pelo nome de ?Arte & Pensamento?, que entendemos como um projeto de investigação acerca das relações de contaminação entre a meditação estética, materializada nas formas de expressão artísticas, e a prática filosófica, como produção de conceitos. Essa pesquisa possui como objeto duas linhas de atuação acadêmica: 1) as relações entre arte e vida, ética e estética, arte e política no âmbito de determinadas práticas artísticas, em especial no campo das artes visuais e da literatura; 2) as relações entre filosofia e cinema, em especial, a investigação sobre o chamado ?efeito cinema? na arte contemporânea. No primeiro vértice de nossas pesquisas, aquele dedicado a problematizar as relações entre arte e vida/ética e estética/arte e política, trabalharemos referencialmente com as obras dos filósofos franceses contemporâneos Gilles Deleuze (1925-1995) ?devir-revolucionário da arte?, Michel Foucault (1926-1984) ?estética de si/estética da existência? e Jacques Rancière (1940 ? ) ?partilha do sensível?. Além destes pensadores que nos servem de referência, as obras dos artistas visuais Hélio Oiticica, Joseph Beuys e Gordon Matta-Clark e de literatos como Antonin Artaud e Scott Fitzgerald, fazem parte do escopo desta linha de investigação. Por sua vez, naquele viés dedicado a pensar as relações entre filosofia e cinema, além da obra deleuziana, nossa principal referência no campo, Philippe Dubois e Jacques Rancière são importantes intercessores dessa pesquisa. Neste caso privilegiamos, no campo cinematográfico stricto sensu, as obras de Jean-Luc Godard, além dos cineastas brasileiros Beto Brant e Júlio Bressane. Já naquela que aqui chamamos de práticas cinematográficas expandidas, ou cinema expandido e seus efeitos na arte contemporânea, nosso foco de pesquisa recai-se sobre a obra do artista estadunidense Matthew Barney.
ARTE E DEMOCRACIA: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DA ARTE NA CONTEMPORANEIDADE - LUIZ SÉRGIO DE OLIVEIRA
O projeto de pesquisa visa investigar, a partir de uma perspectiva crítica e com ênfase nos estudos de práticas e relações democratizantes, as condições que regulam o processo de produção, circulação e percepção da arte na contemporaneidade. Com isso, busca-se uma melhor compreensão acerca dos diversos matizes e complexidades que permeiam as relações entre artistas, público e instituições ligadas ao universo das artes no cenário das sociedades contemporâneas, investigando os processos de construção da história da arte nos séculos XX e XXI, com especial atenção àquela instituição que se tornou um dos baluartes na elaboração da história oficial da arte na modernidade: o museu de arte. Além disso, este projeto de pesquisa busca investigar o papel e funções – social, política, econômica, cultural – da arte, dos artistas, da crítica e das instituições nesses tempos dominados pelo pragmatismo da indústria cultural. O projeto está vinculado à linha de pesquisa Lugar – Política – Institucionalidades (Área de concentração: Estudos Contemporâneos das Artes) do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Niterói.
ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E A ARQUITETURA DO SUJEITO - TANIA RIVERA
A partir do questionamento crítico das noções de expressão e de participação na produção artística brasileira, essa investigação visa refletir sobre o lugar do sujeito na arte. A psicanálise oferece uma base teórica fundamental por caracterizar o conceito de sujeito em oposição ao de indivíduo e identidade, assinalando em seu cerne uma divisão que o constitui como outro para si mesmo. A alteridade como condição primordial do sujeito permite repensar sua relação com o outro e com a Cultura mais amplamente, o que traz importantes incidências no campo da arte. O projeto visa o estudo crítico da produção contemporânea brasileira de modo a ressaltar e desenvolver a reflexão nela encetada a respeito da alteridade e dos modos de articulação do objeto, do ato e da construção do espaço em prol de uma emergência do sujeito. Contudo, longe de ser tomada como referência exclusiva, a psicanálise põe-se em entrelaçamento com autores como Merleau-Ponty, Maurice Blanchot e Jean-Luc Nancy, entre outros.
ARTE, ECOLOGIA E COMUNIDADE. PROSPECÇÕES ECO-ÉTICO-ESTÉTICO CONTRA COLONIAIS. - LUIZ GUILHERME VERGARA
A proposta deste trabalho conversa e se aprofunda sobre pessoas, lugares ecosmologias educacionais que vão além do convencional. Busca-se abrangentes vivênciasformadoras que tem arte como meio de linguagem, comunidade como base, autonomiacomo postura, ecologia indispensável, decolonialidade intrínseca, espiritualidade presente esaúde comunitária como consequência. Assim, constrói-se os laboratórios de futuros.(Campos; Vergara ( 2023-2024))O futuro é ancestral, o futuro ancestral é agora. Através desta pesquisa laboratorialteórico-prática propõe-se dialogar com territórios e corpos-territórios que constroem novosdispositivos contra-coloniais e que preservam os saberes pré-coloniais com suas práticas eoralidades. (Krenak (2022))Em meio à atuações públicas e comunitárias, incorpora-se como estudo de casopesquisas de campo em espaços culturais-eco-educativos, tais como: a companhia Cia. deMysterios e Novidades, também chamada de Escola sem Paredes (Praça da Harmonia), aCátedra Alfabetização de Futuros do Museu do Amanhã (Praça Mauá) e o Centro Municipalde Arte Hélio Oiticica (Praça Tiradentes). Fazendo conexão com o outro lado da baía deGuanabara, também estarão em estudo as experiências desenvolvedoras do curso de artesUFF (Universidade Federal Fluminense localizada no Gragoatá, Niterói), que surgiu nadécada passada com germinantes intenções contra-coloniais contemporâneas. Além daabertura para outros territórios akilombados de cosmo percepções indígenas eafro-diaspóricas. (Campos; Vergara ( 2023-2024))A pesquisa enfatiza possibilidades e caminhos de reconexão, desfragmentação deconhecimento, rompimento de asfaltos e paredes; pensando assim, não encontro melhormetáfora e referência do que os micro organismos eficientes que desenvolvem redescomunicadoras intraterrenas que permitem uma colaboração mútua das plantas, troca denutrientes e portanto, fortalecimento e crescimento coletivo da floresta. Arte-pedagogiafúngica, baseada em ações e dinâmicas transdisciplinares eco-ético-estéticas.Palavras-chave: arte educação, contra-colonial, coletivo, eco, laboratório de futuros.
ARTES DA CENA E TECNOLOGIA: A PANDEMIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO USO DO DIGITAL - GABRIELA LIRIO
O projeto ?Artes da Cena e Tecnologia: a pandemia e as transformações do uso do digital? visa a investigar as relações entre arte e tecnologia, não apenas ligadas ao teatro e ao uso de dispositivos digitais, mas ao estudo da zona de convergência e hibridismo entre as artes, o que possibilita, inclusive, o surgimento de novos procedimentos e linguagens. A digitalização de imagens, os avanços tecnológicos na criação de novos suportes, o barateamento de equipamentos e softwares, a chegada do 5G impõem uma nova forma de pensamento sobre as artes. A interatividade entre a obra e o espectador é uma exigência deste tempo em que touch screens, celulares com câmeras de alta resolução, leds ultrafinos dobráveis, projeções e impressoras 3D, softwares de edição e projeção de imagens, debates sobre o metaverso, desenvolvimento de obras artísticas religando estudos da neurociência e das artes, entre outros, aumentam as possibilidades de criação e recepção de imagens. Este projeto parte do pressuposto da urgência da sistematização e da ampliação de novos estudos sobre o tema, como reflexos das produções artísticas contemporâneas brasileiras e estrangeiras, não apenas diante da (ainda) restrita produção bibliográfica encontrada no país, mas dos desafios iminentes de um novo momento histórico, no qual a tecnologia será, cada vez mais, parte inerente da vida e da realidade artística brasileira.
AS FACES REVERSAS DO MAR: O MUSEU DE ARTE DO RIO ENTRE A OPÇÃO DESCOLONIAL E OS PROCESSOS DE GENTRIFICAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA - LUIZ SÉRGIO DE OLIVEIRA
Este projeto de pesquisa tem o Museu de Arte do Rio (MAR) como o objeto de suas investigações, as quais podem ser demarcadas a partir de dois eixos, sendo o primeiro aquele que aponta para a análise da participação do museu no reconhecimento das contribuições das tradições e das manifestações culturais da região para as artes brasileiras, enquanto o segundo eixo visa analisar o impacto da presença e das ações do MAR nos processos de revitalização urbana da região, promovendo a atração de novos usuários e de novos moradores em direção à zona portuária da cidade.Com estas perspectivas, o presente projeto de pesquisa visa dar seguimento, ao mesmo tempo em que amplia o escopo dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto Última saída para o museu (des)colonial: um olhar investigativo sobre o Museu de Arte do Rio, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Chamada CNPq no 09/2018, tendo como objeto e foco o Museu de Arte do Rio (MAR). Este projeto está vinculado ao projeto-base de pesquisa intitulado Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade, também nome do grupo de pesquisa coordenado pelo docente.
CENA E ECOLOGIA: POLÍTICAS DA EXISTÊNCIA - GABRIELA LIRIO
O projeto de pesquisa Cena e Ecologia: Tecnologia e Políticas da Existência tem como objetivo fomentar o intercâmbio de pesquisas nacionais e internacionais e investigar processos artísticos, visando a uma atuação propositiva no Antropoceno. A pesquisa pretende reunir pesquisadores, artistas e sujeitos atuantes na sociedade de modo a refletir sobre estratégias de visibilização de questões urgentes ligadas ao meio ambiente e, mais especificamente, aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Nesse sentido, nota-se a originalidade da temática, ainda incipiente, se constatado o número reduzido de pesquisas desenvolvidas na área de Artes sobre o tema. Nota-se, ainda, a relevância de associar as pesquisas artísticas e acadêmicas nacionais e inseri-las em uma rede internacional, de modo a articulá-las a outras epistemes e processos de criação. O propósito é a configuração de uma rede de estudos integrando saberes de diversas áreas, como o cinema, as artes visuais, o teatro e a performance em uma perspectiva transcultural e transdisciplinar e, em conjunto, refletir sobre modos de existência frente à destruição sistemática do meio ambiente e dos seres viventes, sobretudo em tempos pandêmicos. O uso da tecnologia e de dispositivos de criação, difusão e integração entre as artes, em obras de artistas como Denilson Baniwa, Maria Mommensohn, Paulo Desana, Gabriela Carneiro da Cunha (Projeto Margens, sobre Rios, Buiúnas e Vagalumes) e de artistas internacionais como Olga Kisselva (Biopresença), Andrea Polli (Particle Falls) e Khvay Amnang (artista do Cambodja), entre muitos outros, articulam as artes da cena a investigações digitais e biotecnológicas, que interessam ao aperfeiçoamento desta pesquisa. Interessa a investigação sobre a produção artística em âmbito nacional e internacional na luta por políticas públicas de resistência ao desastre ambiental e no desenvolvimento de ações que visam a motivar reflexões sobre ações norteadoras para o impacto na defesa de uma vida sustentável e na preservação de terras de povos originários. O estudo também pretende analisar o aperfeiçoamento de tecnologias que ampliam a cena em uma perspectiva integradora e expandida, de modo a revisar o papel das artes no compromisso de luta por um mundo mais humanista, responsável, agregador das diferenças e na partilha sensível do conhecimento em prol da preservação ambiental e dos povos vitimados pelo genocídio e pela exclusão.
CIDADE E FESTAS: AS AMBIVALÊNCIAS DO RECÔNCAVO DA BAHIA. - LUCIO AGRA
O projeto “Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia” tem por base a interdisciplinaridade, numa atuação conjunta e integrada de várias áreas do conhecimento. A questão que rege essa pesquisa interdisciplinar é composta pelas ambivalências, tensões, integrações que se colocam entre uma denominada ?cultura popular?, presente nas festas das cidades do Recôncavo, e suas relações com as mídias, a indústria cultural e as demandas de patrimonialização. Neste projeto, interessa-nos não tanto o que a festa pode ser, mas o que a festa pode fazer, para pensarmos seus pontos de fuga e seus devires. A pesquisa também se fundamenta no conceito de multiverso desenvolvido por Latour (2008, p. 46), como um ?universo liberto de sua prematura unificação?, buscando-se apreender as articulações que caracterizam o vir a ser dos fenômenos. Essa pesquisa estudará as festas por meio dessa perspectiva epistemológica, almejando relacionar articulações díspares que as constituem para percebê-las nos seus devires e vínculos. Para isso, também é preciso considerar um conjunto de relações que abarcam linguagens e tecnologias que estão em constante devir. Por outro lado, conceitos de tecnologia terão dupla acepção: toda extensão tecnológica pressupõe a externalização de um ou mais órgãos sensoriais humanos e da cognição diretamente vinculada a eles (McLUHAN, 2005) e tecnologia vista como ?epistemologia da técnica? ou ?ciência da técnica? (PINTO, 2005). Outro ponto importante é a noção de urbano, que pode ser entendida como modo de viver, trabalhar e existir em que a vida social e econômica, o cotidiano de fazeres e saberes, são ritmados em função, sobretudo, do consumo de diversas mercadorias e serviços. Castells (2000) aponta dois sentidos na urbanização: concentração demográfica e difusão de valores, comportamentos, uma ?cultura urbana?. Por isso, as cidades são articulações indispensáveis para se entender o vir a ser do fenômeno festa, pensando sempre em sua mútua afetação. Diante dessas perspectivas teóricas, o objetivo principal da pesquisa é estudar os saberes e fazeres festivos, os vínculos sociais, as tecnologias e as linguagens, bem como seus tensionamentos e ambivalências, que são articulados nas festas do Recôncavo da Bahia. Em relação à metodologia, a abordagem deve dialogar mobilizando a noção de ?multiverso?, e ?ciência bem articulada? (LATOUR, 2008), para assim relacionar fenômenos díspares e promover articulações interessantes e, assim, fazer vir à tona questões que não estão postas previamente. Para a execução dessa abordagem metodológica, a pesquisa conta com a interdisciplinaridade de seus pesquisadores, que convergirão suas preocupações analítico-interpretativas e teórico-metodológicas distintas, tensionadas nos seguintes enfoques: a) os devires festivos das cidades; b) os eventos festivos; c) as cidades das festas. A pesquisa será executada nos seguintes passos: a) revisão bibliográfica e fundamentação teórica; b) pesquisa documental; c) levantamentos e experimentações de campo; d) a deriva na construção de cartografias sociais; e) mapeamentos; f) análise e interpretação dos dados. Espera-se que os resultados da pesquisa tornem possível uma compreensão maior dos territórios abarcados, compreender o dinamismo cultural, enfocando nas festas, a partir das cidades, vistas como espacialidades de realização e acionamento, que aliam tradição com novos espaços da produção cultural, produzindo, assim, ambivalências e tensionamentos.
COMO FAZER UMA AÇÃO ESTÉTICO-POLÍTICA? ARTE E CONTRA-ARTE EM NOSSA ATUALIDADE - JORGE VASCONCELLOS
Pesquisamos determinadas práticas de ações performáticas sob duas orientações. A primeira delas seria mostrar, como hipótese central da pesquisa, que é possível apontar como uma determinada prática de ação performática tem na impossibilidade de seu registro, pelos dispositivos alentados hodiernamente pelas performances artísticas mais desenvolvidas entre nós na arte contemporânea brasileira, sua potência e estratégia. A essas performances irredutíveis a seus registros denominaremos de ?ações estético-políticas?. A segunda orientação de nossa pesquisa que é, de fato, o desdobramento da primeira aponta um outro tipo de registro, não mais audiovisual ou fotográfico. Tratar-se-á de retomar a narrativa oral/escrita que resgatará, pela memória, dos performers e do público que participou da ação propriamente dita o encadeamento dos eventos. Assim, nossa pesquisa propõe em seu horizonte final a criação de uma noção-expandida ao campo da teoria da arte à qual, como foi dito, denominamos de ?ação estético-política?. Entretanto ensejamos propor em nossos procedimentos de investigação que esta noção-expandida é mais que um conceito, caracterizando-se como uma ferramenta teórico-prática à uma leitura participativa de determinadas práticas artísticas contemporâneas, notadamente as práticas performáticas e performativas identificadas com o campo ampliado das artes. Contudo, esta ferramenta se torna prática de construção de contracondutas pedagógicas aos próprios pesquisadores que lançarem mão de seus pressupostos e procedimentos éticos e políticos, aos quais denominaremos de práticas contrapedagógicas. Nesse sentido, o Projeto propõe três momentos axiais de investigação. 1º procuraremos definir o que é propriamente uma ?ação estético-política?? e suas relações porosas e tensas com as ações performáticas artísticas contemporâneas; 2º movimento da pesquisa dirá respeito à investigação de determinadas práticas performáticas, às quais denominaremos de ?ações estético-políticas?, de determinados Grupos e indivíduos, artistas ou não, que a praticaram/praticam, localizadamente no tempo histórico e político das lutas minoritárias contemporâneas na cidade do Rio de Janeiro a partir dos anos 2010 até nossos dias. Esses Grupos e/ou indivíduos caracterizar-se-ão em suas ações e práticas a partir de uma modus operandis autodesignados sob uma inflexão do it your self! (faça você mesmx!), sob uma perspectiva coletiva, comunitária e colaborativa e, como tal, se constituirão como Coletivos Autonomistas de Arte ou Contra-arte. Por fim, nosso 3º movimento de pesquisa, investigará como essas ?ações estético-políticas? não privilegiam, como forma de exposição e circulação, os dispositivos de registros mais usais na arte contemporânea em relações às ações performáticas artísticas, a saber, a utilização em larga medida da fotografia e do vídeo como registro destas ações. As ?ações estético-políticas? somente ganham sentido, para além propriamente de seu acontecimento, quando seu resgate/registro é realizado verbalmente, seja pela narrativa oral ou escrita.
CONVERSAS DE LABORATÓRIO COM A AMÉRICA LATINA: CENÁRIOS DO SUL (PROJETO TEMÁTICO INTERNACIONAL) - MARTHA RIBEIRO
O projeto internacional temático ?Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do SUL?, sob coordenação da professora-pesquisadora Dra. Martha Ribeiro (Brasil) e com associação da professora-pesquisadora Dra. Ileana Diéguez (México), se propõe a contribuir com a pesquisa, desenvolvimento e inovação, na difusão do conhecimento resultado das pesquisas de artistas, críticos, historiadores e teóricos das artes da cena latino-americana, envolvidos com a construção de novos saberes e epistemes não hegemônicas, no desafio de liberar a criação do seu confinamento no sistema de arte.O projeto visa incentivar uma maior integração, conexão e mobilização entre artistas e pesquisadores independentes, professores de Universidades, Centros de Pesquisa, Laboratórios de arte da América Latina, buscando práticas de pensamento inovadoras, que desafiem o pensamento dominante, tradicional para um saber não instrumentalizado. A Cooperação entre as pesquisadoras Profa. Dra. Ileana Diéguez e Profa. Dra. Martha Ribeiro, da Universidade Autônoma Metropolitana, Unidade Cuajimalpa e da Universidade Federal Fluminense, respectivamente, busca contribuir de forma eficaz para os objetivos propostos no projeto, desenvolvendo um trabalho de curadoria que possa apresentar um impacto positivo para a implementação e desenvolvimento da plataforma Cenários dos Sul.
CORPO E ARTE - LIGADO À LINHA DE PESQUISA CORPO CENA E CRITICA DA REPRESENTAÇÃO PPGCA/UFF - VIVIANE MATESCO
O projeto investiga trabalhos artísticos em torno da questão do corpo da década de 1990 até os dias atuais no Estado do Rio de Janeiro em sua especificidade em relação à geração dos anos 60 e 70. A pesquisa apresenta os seguintes segmentos: 1. Corpo em presença, seja em performance e/ou intervenções urbanas; 2. Corpo e hibridismo, em imagem (fotografia, filme e vídeo), fragmentos e próteses; 3. Corpo como projeção, integra trabalhos que se apresentem o corpo como projeção imaginária. 4. Corpo e narrativas de resistência (feminismo, gênero, ativismo negro). O intuito é averiguar a produção atual focalizando o Estado do Rio de Janeiro, mas a partir de relações com um universo mais amplo, tanto nacional quanto internacional. Também a relação com outros períodos será baliza de maneira a possibilitar proximidades e distanciamentos entre práticas artísticas e contextos culturais.
COSMOTECNOLOGIES OF WATER/ COSMOTECNOLOGIAS DA ÁGUA - WALMERI RIBEIRO
Projeto desenvolvido em parceria com o Humboldt Forum ( Alemanha) e Goethe Institut (Alemanha), o projeto com duração de 4 anos, a ser realizado na América Latina, visa discutir a partir da prática artística social e ambientalmente engajada, narrativas ligadas à propriedade e questões relacionadas ao acesso a recursos naturais (enfoque na água), saberes e participação, a partir das perspectivas indígena e de outras comunidades marginalizadas em todo o continente (do México à Argentina).
DOS ALGORÍTMOS À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ARTE SONORA - GIULIANO OBICI
Dos Algorítmos à Inteligência Artificial na Arte Sonora tem como tema a criação sonora feita a partir de algoritmos e inteligência artificial. O objetivo da pesquisa é estudar processos criativos através de linguagem de programação voltadas às artes do som com o intuito de pensar o papel do fazer artístico frente os desafios que a inteligência artificial apresenta aos trabalhos criativos. O projeto pretende ainda introduzir artistas ao pensamento acadêmico científico através do aprendizado interdisciplinar de música e programação. A metodologia consiste na revisão de bibliografia de produção artística envolvendo ferramentas, técnicas, repertó- rio e práticas da música algorítmica. A hipótese a ser investigada consiste em evidenciar os efeitos e vieses das novas tecnologias no fazer artístico. O resultado da pesquisa será a produção de um artigo com a revisão teórica partindo dos experimentos artísticos envolvendo ferramentas de música algorítmica e inteligência artificial.
ESCOLA DE ARTES UFF: LABORATÓRIO DE FUTUROS - LUIZ GUILHERME VERGARA
Projeto de Iniciação à PesquisaA pesquisa propõe a reconfiguração dos estudos para formação artística sob a perspectivainterseccional de artista-pesquisadores e educadores, como agentes de redes de colaboraçõescomunitárias e de saberes acadêmicos como campo ampliado de mudanças para uma escolade arte e como tal, laboratório de futuros. Será uma pesquisa laboratorial teórico-prática sobreas mudanças contra-coloniais do sentido público da atuação artística com o mundocontemporâneo, contra limitante, com ênfase na complexidade da cultura-natureza e seusimpactos ambientais, as relações de corpo-território de ancestralidades e cosmovisõesindígenas e afro-diaspóricas. Uma escola de artes como laboratório de futuros introduz seufoco fundamental nas interfaces mútuas de dentro-para-fora/fora-para-dentro da universidadecomo campo de pesquisa artístico-investigativo, reformulando os entrelaçamentosexperimentais de arte-pedagogia e ações coletivas com embasamento transdisciplinareco-ético-estético. Incorpora-se como estudo de caso a pesquisa participativa nos processosde construção de uma rede de colaborações com a pluralidade de saberes atuantes na ZonaPortuária da cidade do Rio de Janeiro, envolvendo diferentes organizações artísticas,educativas e culturais, a partir da Cia. de Mysterios e Novidades, também chamada de Escolasem Paredes (Praça da Harmonia), a Cátedra Alfabetização de Futuros do Museu do Amanhã(Praça Mauá) e o legado de visões ambientais de Hélio Oiticica através do Centro Municipalde Arte Hélio Oiticica (Praça Tiradentes). Outros entrecruzamentos críticos entre arte públicae ações coletivas serão contemplados como bases eco-ético-estéticas de uma escola de arte delaboratório de futuros sem paredes para uma cidadania restaurativa e diversidade social.Palavras chaves: Decolonialidade, Escola de Arte, Comunidade, Zona Portuária,Alfabetização de Futuros.
ESCRITAS DE SI: A CENA AUTOFICCIONAL COMO ESTRATÉGIA DECOLONIAL - MARTHA RIBEIRO
O projeto propõe abordagem transdisciplinar entre corpo e escrita (em sentido ampliado), entre experiencia e intimidade problematizando nosso estar no mundo, pela via criativa da autoficção. Buscamos nessa conformação pensar os diversos usos do corpo como plataforma de investigação em seus mais diferentes e complexos aspectos: em seus usos, tarefas e economia. A pesquisa busca a construção de novas cartografias e linhas de fuga que nos ensinem a nos juntar, como forma de resistência aos agenciamentos, e processos de subjetivação e dispositivos coloniais. Verifica-se nos experimentos de autoficção, na ideia de compartilhamento e invenção da intimidade, não somente a radical transgressão das fronteiras da ficção e do real, mas principalmente a abertura para um horizonte de novas insurgências. O projeto se desenvolve no âmbito do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea (PPGCA-UFF), coordenado pela Profa. Dra. Martha Ribeiro.
ESTUDOS CURATORIAIS DAS COLEÇÕES DE MUSEUS LIGADO A LINHA CORPO CENA E CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO PPGCA/UFF - VIVIANE MATESCO
A linha de pesquisa privilegia coleções de arte de museus a partir de seu potencial curatorial. As variantes dos estudos curatoriais atendem a investigação monográfica de artistas, de questão ou processo artístico/cultural, de história de coleções de museus, de exposições e eventos culturais .
ESTUDOS DA PESTE - ANDREA COPELIOVITCH
Estudos da peste é um projeto de discussões teóricas e criação artística baseado no texto ?O teatro e a peste?, de Antonin Artaud. Se Artaud propunha a criação de uma linguagem cênica baseada em símbolos, estendemos essa perspectiva para a experimentação de linguagens multimídia interativas culminando em um espetáculo on-line chamado Seppuku.
EU TAMBÉM ESTOU AQUI!: GRAFFITI E ARTE PÚBLICA NOS PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO E DE REOCUPAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO - LUIZ SÉRGIO DE OLIVEIRA
O Projeto de Pesquisa se delineia em torno de uma investigação extensiva e crítica das articulações entre arte pública (pintura mural e graffiti) e os processos de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Lastreado em uma literatura própria dos campos da arte pública crítica, do muralismo, da cultura hip-hop e dos estudos urbanos, o Projeto empreenderá o levantamento da produção de graffiti e de murais em ruas, praças e avenidas da região portuária do Rio de Janeiro, englobando as condições de produção e de comissionamento dessas obras. Com isso, busca-se uma análise crítica do uso dessas manifestações de arte pública pelo poder público, em suas parcerias com empreendimentos privados, notadamente do ramo imobiliário, em favor do redesenvolvimento da Zona Portuária, avaliando e projetando o impacto dessas transformações urbanas e de uma nova ocupação social sobre a vida dos moradores tradicionais da região. O Projeto visa investigar o papel que tem sido delegado às artes nesses processos de redesenvolvimento e de requalificação urbana, considerando que, por razões várias que incluem o baixo investimento, as artes têm sido percebidas como aliadas potencialmente virtuosas nos projetos de revitalização de áreas degradadas nas cidades contemporâneas. Este projeto está vinculado ao projeto-base de pesquisa intitulado Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade, também nome do grupo de pesquisa coordenado pelo docente.
EXPERIÊNCIA ORDINÁRIA E PROCESSOS ARTÍSTICOS: MODOS DE PENSAR O MUNDO - LUCIANO VINHOSA
Tendo como ponto de partida a experiência estética, a presente pesquisa visa o desenvolvimento de metodologias que façam a passagem entre a vida cotidiana, a ideia e sua objetivação em uma forma artística. Em seu bojo está a convicção de que o fazer artístico é uma forma própria de pensar e de organizar a experiência com o mundo.
FOTOPERFORMANCE, PASSOS TITUBEANTES DE UMA LINGUAGEM EM EMANCIPAÇÃO - LUCIANO VINHOSA
Este projeto de pesquisa propõe a realização de estudo e sistematização da fotoperformance ? seus precedentes históricos, primeiros casos e desenvolvimento posterior no Brasil e, finalmente, a descrição e conceituação das diferentes modalidades que a constituem e a estruturam como linguagem artística singular. Estará dividido em três momentos: Partindo de fotografias documentais de performances e de ações efêmeras realizadas anos 1960-70, nossa hipótese se sustentaria na convicção de que as imagens documentais, guardando ambiguidade de estatuto, estariam em condição de nos oferecer uma experiência autêntica, diferente daquela que se passou nas ações que ocorreram efetivamente em campo. Chegaríamos aos dias de hoje com o forte indicativo de que, em alguns casos exemplares, esta linguagem finalmente se impôs como suporte atual e privilegiado da ação pretérita.
GAMBIOLUTERIA: EXPERIMENTALISMO E ARTE SONORA - GIULIANO OBICI
O projeto propõe pensar as relações existentes entre o desenvolvimento tecnológico do instrumento musical no contexto da produção de arte sonora hoje. Tem como ponto de partida o conceito da gambioluteria (neologismo que une as palavras “gambiarra” e “luteria”, construção de instrumentos musicais) refere-se a construção de instrumentos, objetos e instalações sonoras orientados pela prática da gambiarra, um modo de improvisar com materiais muito recorrente na cultura popular e que contamina a maneira como artistas sonoros e músicos experimentais têm trabalhado frente os avanços tecnológicos. Neste sentido, a gambioluteria é entendida não só como um termo chave na cultura sonora brasileira mas também como uma forma de atuar criticamente frente aos avanços do tecnoconsumo.
GRETAS - LEANDRO MENDONÇA
A proposta de desenvolvermos do projeto Gretas será encarada como um espaço das pesquisas desenvolvidas junto ao PPGCA – UFF e ao INCT Proprietas. Nossos principais eixos de estudo dizem respeito ao corpo como constructo conceitual/físico e suas potências expressivas onde encontraremos os territórios do corpo/movimento e do corpo/autor. Suportando essa abordagem de cariz geográfica desejamos mapear processos artísticos que coadunem apropriação e a ideia de originalidade. Um entre muitos vínculos possíveis entre esses dois conceitos põe nosso interesse de pesquisa no conceito de autenticidade que agiria como um útil construtor de fronteiras e um libertador de usos. Afastamos aqui o ideia de fronteira fechada e imaginamos uma divisa porosa, aberta e motor do processo artístico.
IMAGENS DA HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM CONTEXTO DE COLEÇÕES E DO COLECIONISMO NO BRASIL - PAULO KNAUSS
A pesquisa tem como objeto de estudo a história das práticas de colecionar e da formação de coleções privadas e públicas, especialmente em museus. O recorte recai sobre coleções de objetos históricos e obras de arte colecionados com sentido de representar o passado e afirmar modos de ver a história do Brasil. A interrogação é inspirada pelos estudos de cultura visual (M. Baxandall) e pela definição do colecionismo como prática de construção de conhecimento (K. Pomian). Nesse sentido, a pesquisa pretende caracterizar o colecionismo como operação historiográfica (M. de Certeau) singular, que elabora um gênero de escrita da história pelo estudo da biografia de objetos e obras de arte, explorando sua procedência e trânsitos sociais.
INCT - REDE PROPRIETAS. HISTÓRIA SOCIAL DAS PROPRIEDADES E DIREITOS DE ACESSO - BEATRIZ CERBINO
A REDE PROPRIETAS apresenta uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase [ara seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Trata-se, a nosso ver, de um tema merecedor da constituição de um INCT, posto que a questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico, “”cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos””, atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-instituicionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada “”era do conhecimento”” , objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores.para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade material e imaterial, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. ainda dentro do escopo do presente projeto, destacamos que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países de língua portuguesa.
INCT- REDE PROPRIETAS. HISTÓRIA SOCIAL DAS PROPRIEDADES E DIREITOS DE ACESSO - LEANDRO MENDONÇA
REDE PROPRIETAS apresenta uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Trata-se, a nosso ver, de um tema merecedor da constituição de um INCT, posto que a questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico ? cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos ? quanto diacrônico ? atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada ?era do conhecimento?, objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores. Para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade material e imaterial, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. Ainda dentro do escopo do presente projeto, destacamos que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.
INSTITUTO DO ATOR: INSTITUTO DE PESQUISA DA ARTE DO ATOR - CELINA SODRÉ
O projeto do desenvolve um trabalho de estudo e pesquisa sobre a arte do ator e se estrutura como uma cooperativa de atores e diretores (40 sócios) e todas as suas atividades (apresentações de espetáculos, ensaios abertos, training físico e vocal, biblioteca, videoteca, grupos de estudo) são abertas ao público e gratuitas.
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA CENA CONTEMPORÂNEA: OS EXERCÍCIOS CÊNICOS E O PROCESSO CRIATIVO DO ATOR CONTEMPORÂNEO NA AUTOFICÇÃO - MARTHA RIBEIRO
O projeto se desenvolve no âmbito do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, junto a artistas residentes, com diferentes níveis de qualificação, oriundos da UFF e também externos a UFF. A pesquisa se propõe a desenvolver métodos de treinamento para o ator, a partir da experiência autoficcional. Os exercícios têm como objetivo abrir os canais criativos do sujeito em situação de representação. Coloca-se em primeiro plano os movimentos internos de cada ator, como respiração, ritmo e dinâmica, propiciando condições efetivas para o desenvolvimento da imaginação e da espontaneidade pela via do autoconhecimento artístico e humano.O projeto possui bolsa PIBIC/CNPQ (2017-2018), (2018-2019) Como resultado, foi publicado artigo no Livro TEATRO E ENSINO, vol 1, organizado pelo GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL. O livro será distribuído por instituições de ensino.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL - TATO TABORDA
O Laboratório de Produção Musical é dedicado ao desenvolvimento e aplicação de meios tecnológicos à criação produção e performance musicais. O LPM é um espaço laboratorial para o desenvolvimento e experimentação de novos recursos tecnológicos aplicados à criação musical, particularmente com a utilização de softwares de código aberto, assim como o desenvolvimento de recursos instrumentais não convencionais em interface com outros campos da produção artística, como a dança, vídeo experimental e instalações de caráter visual-sonoras. Entre suas atividades, está o mapeamento da Paisagem Sonora das imediações do campus do Gragoatá, com os projetos de pesquisa O Som Atravessado e As Paredes têm Ouvidos.
LITERATURA (OU PÓS-LITERATURA?) E RELAÇÃO - ANA KIFFER
Neste projeto de Cientista do Estado FAPERJ-2022 parte-se de uma dupla questão, uma que indica que o campo literário/escriturário contemporâneo configura-se mais nos agenciamentos de seus efeitos do que nas definições de uma substância própria ao literário, e outra de que o grande e impactante diagnóstico dos nossos tempos aponta para uma crise ou um rebaixamento daquilo que consideramos até aqui como sendo o laço social, esta era do brutalismo, segundo Mbembe (2020), a pesquisa que ora se inicia busca, desdobrando tudo aquilo que a minha trajetória intelectual concretizou e delineou como sendo as imbricações entre corpos, afetos e escritas, pensar o desafio que se coloca entre a Literatura, ou esta pós-Literatura (MILLET, 2010; GEFFEN, 2017) e a releitura que venho buscando empreender da ideia de Relação (GLISSANT, 1990). Palavras-chave: Literatura, Pós-Literatura, Relação, Afeto.
NÚCLEO MULTI EXPERIMENTAL - RICARDO BASBAUM, GIULIANO OBICI , TATO TABORDA
O Núcleo Multi-Experimental do Departamento de Arte/IACS se propõe a promover a prática de ações no campo da experimentação artística, a partir das linguagens contemporâneas, de modo a exercitar sua inter-relação e suas derivações teóricas e críticas. Seja no campo da sonoridade, da imagem, do movimento, do objeto ou da escrita, em suas múltiplas possibilidades técnicas e tecnológicas, performativas, expositivas ou instalativas, o Núcleo Multi-Experimental busca investigar as linhas de efetivação da ação artística experimental no Século XXI. Através de ações que se desdobram nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Núcleo Multi-Experimental procura trazer para a Universidade Federal Fluminense as ferramentas e territorialidades do experimentalismo, em seus aspectos transdisciplinares e multimídia. Através do Núcleo Multi-Experimental, procuraremos estabelecer convênios e parcerias com outras universidades no Brasil e exterior, buscando a realização de eventos, assim como o intercâmbio de professores, pesquisadores e artistas, com atuação significativa no campo da arte contemporânea e experimentalismo. Do mesmo modo, nossos estudantes poderão usufruir de intercâmbios, a fim de complementar sua formação acadêmica. Em linhas gerais, o Núcleo Multi-Experimental se propõe a atuar nas esferas da Pesquisa, Ensino e Extensão: Pesquisa: procuraremos agrupar e articular projetos de pesquisa em andamento que abordem, de modo amplo, a experimentalidade na arte contemporânea. Ensino: organizaremos cursos e atividades junto à graduação e pós-graduação, em torno das questões do experimentalismo na arte, com ênfase em oficinas de produção artística, teórica e crítica, assim como através de cursos regulares. Extensão: buscaremos promover eventos de caráter público, em torno dos problemas e questões do experimentalismo em artes, através de apresentações, eventos artísticos, oficinas, seminários, cursos, conferências e publicações, voltados tanto à comunidade acadêmica como aos demais interessados junto ao público externo à universidade. O Núcleo Multi-Experimental é coordenado pelos Professores Tato Taborda, Giuliano Obici e Ricardo Basbaum, vinculados ao GAT/IACS e PPGCA-UFF.
O CINEMA E CORPO AUTOR - O MOVIMENTO COMO ESCRITA E ÍNDICE DE AUTORIA NA INTERSEÇÃO ENTRE DANÇA, AUDIOVISUAL E MODO DE PRODUÇÃO - LEANDRO MENDONÇA
O presente projeto de pesquisa pretende elaborar o conceito corpo-autor a partir da articulação entre autoria, audiovisual, dança cênica e performance. Para tal, lançar-se-á um olhar para o que se entende por autoria no audiovisual, na dança e na performance, assim como discutir casos de remontagem e construção que colocam no centro do debate tais relações. A noção de autoria é aqui utilizada como ponto de partida para entender a reflexão acerca da relação entre dança, performance e audiovisual atualmente produzida. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Logo, a dança precisa circular. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outra importante questão surge quando falamos das diferentes propostas de dança contemporânea, já que não há uma só técnica para uniformizar e habilitar os corpos que as realizam, como no balé. As implicações dessa questão podem ser percebidas nos processos de remontagem e reconstrução de coreografias com bailarinos que são atravessados por diferentes marcas e registros. A questão central deste projeto é como articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída neste contexto de proteção autoral. Além disso, objetiva-se investigar como a ideia de coreografia se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança. O projeto é financiado pela FAPERJ e foi contemplado pelo Edital FAPERJ Nº 8/2015 – Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades.
O MOVIMENTO CUIR (QUEER) NA CENA AUTOFICCIONAL CONTEMPORÂNEA: A ESCRITA DE SI E O GESTO POLÍTICO E ESTÉTICO DAS EMOÇÕES - MARTHA RIBEIRO
Pretende-se problematizar e refletir sobre a cena em sua relação com teses feministas e com a teoria crítica, enfatizando processos de subjetivação e abordagem decolonial através do enfoque da performatividade em corpos estranhados. A perspectiva é construir um novo conceito relativo a obras e ações autoficcionais, marcantes em nosso século e que denomino como “”gesto político e estético das emoções””, que traria nova envergadura à noção de “”teatros do real””. Essa operação ressaltaria a dimensão micropolítica de ativação do desejo ou dos afetos como potências de emancipação de processos de subjetivação coercitivos e identitários. Entre as referências que embasam a investigação destacam-se em primeiro lugar Artaud, e a seguir Judith Butler, Deleuze, Guattari, Suely Rolnik entre outros. A autoficção e a escrita de si são encaradas como realizações que indicam processos de decolonização dos corpos. A relação entre política e subjetividade constitui o cerne da investigação. Bolsa de Produtividade CNPQ PQ2.
O SEGUNDO ORIGINAL, A PRESENTAÇÃO E A CONEXÃO PSICANALÍTICA - CELINA SODRÉ
O presente projeto de pesquisa tem uma série de três desdobramentos que apresentarei a seguir: 1. O aprofundamento do conceito de Segundo Original, articulado inicialmente na minha dissertação de Master of Arts, na University of London no período de 1991/2, com o título: The Second Original a comparison between Kurosawa’s and Polanski’s interpretations of Shakespeare’s Macbeth; 2. O desenvolvimento do estudo a respeito do conceito de presentação, em substituição ao clássico conceito de apresentação, que aparece no trabalho da arte do ator/atriz, a partir do pensamento de Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski nas suas revoluções do fazer teatral no século XX. Estas duas instâncias de uma mesma revolução que veio reverberar não só no teatro contemporâneo mas também no cinema; 3. O estudo da articulação da arte com a psicanálise através de operações de análise das obras de arte, e prioritariamente do cinema, a partir de uma perspectiva freudiana e lacaniana; 4. O cinema tem sido o veículo, por excelência, do meu contato com os alunos na graduação: através da projeção de filmes nas aulas é que tenho construído uma série de articulações, como por exemplo, na disciplina de Estudos do Teatro tenho trabalhado sobre as obras literárias do Teatro Grego e suas transposições para o cinema: Michael Cacoyanis, Pier Paolo Pasolini e Lars von Trier. Além da versão teatral do diretor russo Anatoli Vassiliev que transpõe para a cena a releitura de Heiner Muller: Medéia-Material; 5. O estudo do ritual é uma outra vertente da pesquisa que está conectada ao desenvolvimento do meu doutorado que resultou na tese Jerzy Grotowski: artesão dos comportamentos humanos metacotidianos.
O SOM ATRAVESSADO - TATO TABORDA
O projeto “”O Som Atravessado é dedicado à investigação das interações entre experimentação musical e distintas áreas da criação artística, como dança, performance e demais artes da cena, artes visuais, e arquitetura. Nelas, a sonoridade é sempre atravessada por conceitos subjacentes à cada um desses diferentes campos de produção de sentido em arte, da mesma forma que as atravessa com suas propriedades intrínsecas e simbólicas. Essas interações partem da experimentação musical em suas múltiplas vertentes: da improvisação e composição em tempo real, do desenvolvimento de dispositivos instrumentais não convencionais, acústicos, eletroacústicos e eletrônicos à sua conexão em redes e sistemas abertos, acompanhando as reflexões do filósofo francês George Simondon sobre sistemas complexos que integram indivíduos orgânicos e tecnológicos de modo não-hierarquizado. Através do estabelecimento de parcerias artísticas e processos colaborativos, que buscam dissolver a autoria subjetiva da criação nesses territórios híbridos, o projeto busca criar interfaces do campo das sonoridades com outros campos de expressão, extendendo-se também à sua relação com o espaço físico-arquitetônico e ambiental onde essas colaborações ocorrem. O cruzamento entre a pesquisa e produção de sonoridades e sua difusão no espaço aproxima a experimentação musical de outras práticas da arte contemporânea que têm o som como suporte de sentido, com irradiações na direção dos campos da dança contemporânea, da performance e das artes da cena, da arquitetura e mesmo da ecologia acústica. O projeto é uma parceria do Curso de Artes e do PPGAC – Programa de Pós-Graduação Estudos Contemporâneos das Artes da UFF com o DAC, Departamento de Artes Corporais da UFRJ.
PERFORMAR / PRODUZIR UMA ESCRITA FEMINISTA PARA O TRANSBORDAMENTO DE UMA EPISTEME EPIDÉRMICA - MARTHA RIBEIRO
A pesquisa desenvolve como conceito a ideia de corpo vivido enquanto território de confluências, colisões e deslocamentos, indagando o assombro e a quebra (a interrupção) como dispositivos para inversões de realidade. O corpo confluente como tarefa para a desobediência ética e estética à si mesmo, contra certezas, confortos e hábitos. Interroga-se: como a arte, experimentos cênicos, dramaturgias e performances fazem circular forças livres, mas também codificadas nesse emaranhando relacional de nossa condição humana? Quais deslocamentos pode a arte provocar no si? De maneira tal que seja possível compartilharmos algo para além de toda verdade ou convicção adquirida? Trazemos como problema a distribuição desigual de vulnerabilidade e precariedade entre os corpos, a importância da performatividade de histórias de vida e experiências corporais na arte, e junto à isso a necessidade de pensar a convivência entre nós, o viver entre as espécies por um reconhecimento ético da dor do outro. Buscamos mapear dispositivos artísticos que tragam para si o problema, na afirmação de sujeitos políticos desobedientes, que possam enfrentar o quadro de referência que julga e que exclui da humanidade tudo aquilo que escapa às normas de uma visualidade reconhecida segundo padrões abstratos, e nomeamos esses experimentos como escrita-teatro feminista, o que vem impulsionar o transbordamento de uma episteme epidérmica, conforme denomino aqui.
POTÊNCIAS POÉTICAS E POLÍTICAS DO DELÍRIO - TANIA RIVERA
Busca identificar e investigar modos desviantes de construção de realidade, explorando os campos culturais e históricos ligados à loucura, ao uso de drogas, à apresentação anormativa do corpo e à marginalidade em interconexão crítica com a produção literária, visual e performática atual. Objetiva a modelização teórica dos sistemas de representação operativos nestes campos de modo a ultrapassar sua classificação em termos do que eles recusam e positivar o que propõem, acentuando a dimensão política de suas ações e pondo em relevo sua reflexão ativa acerca do sujeito, do objeto e do corpo em suas incidências sociais. Em chave multidisciplinar, convoca autores como Sigmund Freud, Gilles Deleuze, Fernand Deligny, Jacques Lacan, Michel Foucault e Walter Benjamin. Tenta problematizar a escrita crítico-teórica de modo a recusar a posição de neutralidade do autor e propor escritas experimentais e ensaísticas nas quais sua presença seja ativada de modo fiel a seu objeto de estudo. O projeto de investigação agraciado pela bolsa do CNPQ foi nomeado “”Lugares da Loucura na Arte Brasileira””.
PROCESSOS ESCULTÓRICOS - VIVIANE MATESCO
Processos escultóricos data de início 25 de julho de 2024O Projeto de pesquisa objetiva investigar os processos escultóricos contemporâneos em uma perspectiva ampliada na qual a experimentação tem lugar privilegiado. Também as relações entre Corpo e processos escultóricos será foco da pesquisa: a relação corpo e escultura configurou historicamente uma relação qualifica ambos os termos. A partir de meados do século XX essa relação recebe outro significado com a afirmação do corpo em presença, de seus fragmentos, seus fluídos. A relação entre corpo, imagem e escultura também será foco da investigação tanto em tempos passados quanto na atualidade.
PROPRIEDADE E DANÇA CÊNICA OCIDENTAL: RELAÇÕES ENTRE AUTORIA, COREOGRAFIA E DIREITO DE ACESSO - BEATRIZ CERBINO
Este projeto tem como foco a pesquisa na área da dança, especificamente na relação entre dança, coreografia, autoria e propriedade intelectual. Trata-se de estudar como se dá a aproximação entre estes campos de conhecimento. A partir da discussão sobre a noção de autor, e como a autoria é construída no corpo, realizar-se-á uma reflexão acerca da dança. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outra importante questão surge quando falamos das diferentes propostas de dança contemporânea, já que não há uma só técnica para uniformizar e habilitar os corpos que as realizam, como no balé. As implicações dessa questão podem ser percebidas nos processos de remontagem e reconstrução de coreografias com bailarinos que são atravessados por diferentes marcas e registros. A questão central deste projeto é como articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída neste contexto de proteção autoral. Além disso, objetiva-se investigar como a ideia de coreografia se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança.
PROPRIETAS: A AUTORIA NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E OS PAÍSES LUSÓFONOS - LEANDRO MENDONÇA
O presente Projeto está ancorado numa proposta de investigação do INCT- proprietas que parte dos seguintes eixos de análise: (1) a historicidade da noção de autor; (2) as relações entre a propriedade privada e os ?comuns? (Commons); e (3) seus reflexos nas discussões sobre a propriedade intelectual. A presente pesquisa baseia-se nos mencionados eixos para aprofundar as possibilidades de compreensão sobre o audio visual de língua portuguesa, através do desvelamento de distinções e semelhanças entre as experiências cinematográficas da história do audiovisual e, ao mesmo tempo, destacar a dimensão da propriedade e dos direitos de autor. Por conseguinte, a nosso ver é marcadamente importante estudar a produção audiovisual dos países africanos participantes da Comunidade dos países de língua portuguesa/CPLP ( Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), além obviamente de Portugal e do Brasil, com a intenção de identificar as características específicas destas diversas produções, mapear as suas (principais) obras e esquadrinhar as dimensões da autoria. Tais elementos são uma janela de investigação que nos permite entender as caracteristicas especificas da autoria, o lugar social de sua produção e os condicionar ntes mais gerais e comuns aos países lusófonos.
RESSURGÊNCIA DAS IMAGENS - LUCIANO VINHOSA
A presente pesquisa está direcionada para as teorias e críticas, levando em consideração as nuanças de uso que as diferentes culturas dão à imagem em face da ressurgência desta na arte metropolitana, campo tradicional das representações eurocêntricas, hoje em disputa com as culturas periféricas, em especial, o caso brasileiro. Diante da transculturalização que esse processo promove, nosso interesse está em saber como os objetos provenientes de outros contextos (de cura, do xamanismo, da incorporação, do transe, por exemplo) se recombinam com o uso estético quando levados para os espaços tradicionais da arte, convocando outros sujeitos e novas agências.
SISTEMAS DE REVEZAMENTO PLÁSTICO-SONORO-DISCURSIVOS - RICARDO BASBAUM
Relacionamentos diversos entre obra de arte e dimensão textual, a partir da constituição de Sistemas de Revezamento Plástico-Sonoro-Discursivos, buscando tanto produção plástica como produção discursiva ? estando ambos os campos potencialmente relacionados com camadas de sonoridade, seja através da voz, seja através da construção de aparatos de mediação sônica ? enquanto resultados de um mesmo gesto de inscrição ou intervenção poética. Aspectos Envolvidos: (a) fluxos e limites entre plástico e discursivo; (b) diversificação textual: texto e teoria de artista, escrita ensaística e ficcional; (c) presença de sonoridades nas articulações entre escrita e fala, construção de dispositivos de mediação sônica; (d) elaboração e investigação de práticas conceituais; (e) circuito e sistema de arte: diagramas, cartografias; (f) arte, política e sociedade: reviramento do circuito de arte em suas dimensões exteriorizantes e de contato; (g) a imagem do artista, em seus aspectos conceituais e corporais; (h) produção da obra de arte: intervenção, projeto plástico, dispositivo poético, dimensão sensorial, arquitetura conceitual; (i) redes, processos coletivos de pensamento, constituição de grupos e coletivos, membranas e zonas de contato, percepção do objeto e de seus contextos relacionais.
SOMA: SOM NAS ARTES - GIULIANO OBICI
Trata-se de um projeto de pesquisa interdisciplinar voltado à investigação de ferramentas teóricas e tecnológicas no campo das artes atravessadas pelo som. Aliando investigação teórica e experimentação artística o objetivo do projeto é proporcionar um ambiente de reflexão crítica e produção de trabalhos abordando processos e tecnologias diversas que têm o som como meio investigativo e artístico.
TEATRO: CRIAÇÃO, LINGUAGEM E RESISTÊNCIA - ANDREA COPELIOVITCH
Este projeto busca desenvolver estudos do corpo em cena a partir do pressuposto de que para fazer teatro de qualidade é preciso que haja uma preparação dos atores envolvidos (Stanislavski) e também que se constitua uma linguagem própria a essa arte (Artaud), vamos lançar um olhar questionador sobre essa prática, que a partir dessas premissas pode ser pensada como uma prática de resistência.
TERRITÓRIOS SENSÍVEIS ECOLOGIAS EMERGENTES DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS SITUADAS EM TEMPO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS - WALMERI RIBEIRO
O projeto de pesquisa, Ecologias Emergentes de Práticas Artísticas Situadas em Tempo de Mudanças Climáticas, encontra-se no campo de discussão entre arte, antropoceno e mudanças climáticas, propondo um diálogo entre a pesquisa e criação em artes com as ciências e tecnologia, especificamente no que tange as questões ambientais, climáticas e as tecnologias de mediação e da imagem. Busca-se com este projeto, por um lado, investigar as contribuições metodológicas da performance como pesquisa- PAR (Arlander, 2017; Haseman, 2006; Hunter, 2019; Ribeiro, 2021) em práticas artísticas situadas, assim como, investigar práticas artísticas emergentes (kirksey, 2015), conceitos e procedimentos do campo da arte em diálogo e colaboração com outros campos do conhecimento. Por outro lado, como parte do desafio que este projeto se lança, está a investigação de formas de compartilhamento das questões, resultados e do conhecimento emergente das experiências e ações de pesquisa realizadas. Tendo em vista o campo de discussão no qual está inserido, a apresentação de resultados torna-se também uma prática artística e de sensibilização (Latour, 2014), portanto, com o intuito de investigar essas formas possíveis de prática artística de mediação, temos como objetivo o desenvolvimento de experimentos e obras audiovisuais instalativas, denominadas como instalações performativas-imersivas , bem como a investigação de práticas performativas imersivas a serem realizadas em territórios específicos da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.
THE SUGAR GAMES. NEW PERSPECTIVES ON GOTHENBURG'S COLONIAL HISTORY THROUGH THE HANDLING OF SUGAR. - WALMERI RIBEIRO
This project aims to create new narratives on Gothenburg’s colonial history. The handling of sugar and the movement of sugar through the city during the 18th and 19th centuries will be investigated bringing performing arts practices in dialogue with decolonial thinking in the exploration of a number of places. Funded by the Swedish Research Council.
UM ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL PARA NITERÓI: GESTÃO DE DOCUMENTOS, ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO HORIZONTE DA HISTÓRIA E DA COOPERAÇÃO REGIONAL DO LESTE FLUMINENSE - PAULO KNAUSS
Projeto de pesquisa aplicada que tem por objetivo contribuir para a implantação de uma política de gestão de documentos e de arquivos para o município de Niterói com foco em soluções relacionadas à gestão, preservação e acesso aos documentos e informações e como referência para a integração do Leste Fluminense. A metodologia proposta alia uma dimensão teórica a uma aplicada, gerando produtos científicos, procedimentos metodológicos e instrumentos técnicos que viabilizam os 3 projetos estruturadores propostos: 1. Lançar bases para a criação do Arquivo Público Municipal de Niterói, estruturando o setor de Arquivo Permanente (Histórico) e o Laboratório de Práticas Profissionais de Arquivologia e História. Um arquivo moderno e eficiente, espaço que garante o acesso aos documentos e informações do passado e do presente como direito fundamental para o exercício da cidadania. 2. Estabelecer diretrizes para implantação do Programa de Gestão de Documentos na Prefeitura Municipal de Niterói (PGD-Niterói), implementando procedimentos para o controle dos documentos públicos na Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) com aplicação de metodologia para identificar, classificar, avaliar e padronizar a tipologia documental no sistema de protocolo, como contribuição para a transparência dos atos administrativos e a eficácia da administração municipal.3. Implementarações de cooperação para implantação de arquivos públicos municipais e programas de gestão de documentos com os municípios do Leste Fluminense. O projeto se relaciona com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, especificamente com as metas 16.6 e 16.10 e com a Área de Resultados Eficiente e Comprometida do Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ). Sensibilizar todos os envolvidos neste processo da construção desta política pública resultará não só na mobilização de novas parcerias, novas competências e novos recursos para as ações de cooperação, como na formação de uma comunidade local mais consciente, cidadã e inclusiva. Pesquisa desenvolvida em rede de pesquisadores da área de Arquivologia e História que integra a produção do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística, UFF/CNPq e da Rede de Pesquisa LABHOI Laboratório de História Oral e Imagem, UFF.
VIDEOPERFORMANCE: CORPO EM TRÂNSITO - LUCIANO VINHOSA
O presente projeto de pesquisa se desdobra do estudo anterior sobre a fotoperformance em que se considerou os diferentes usos que a performance manteve e ainda mantém com seus modos de registro e documentação: a fotografia e, agora, o vídeo. Tendo como ponto de partida os vídeos documentais e as performances pensadas para o registro videográfico, e portanto ainda imagens documentais, pretende-se primeiramente nuançar as diferenças conceituais e técnicas entre o mero documento e a performance que se pensa através do vídeo-registro. Em um segundo momento, espera-se chegar a noção de videoperformance propriamente dita naquilo que esta seria o resultado de ambientes digitais construídos. Como suporte teórico, recorreremos, por um lado a uma certa característica da imagem técnica que Walter Benjamin (1994) qualificou como ?inconsciente ótico? e, por outro, à noção de ?extremidades?, conceito que Christine de Mello (2008) emprega para abordar a produção videográfica que fica entre linguagens, no caso, a do vídeo e a da performance.