Apresentação
O Programa de Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) está vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Surgido em 2012, a partir de uma profunda reformulação do antigo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, existente na UFF desde 1996, ampliou seu escopo acadêmico com o credenciamento de novos docentes oriundos das áreas de artes visuais, história da arte, dança, teatro, educação, sociologia, filosofia, psicanálise e literatura. Hoje, o PPGCA oferece cursos de Mestrado e Doutorado, contando com um corpo docente de 22 professores e pesquisadores, divididos em 3 Linhas de Pesquisa, assim definidas:

1- Corpo – Cena – Crítica da Representação:
Investigação teórica ou teórico-prática de processos artísticos e de construção de linguagens como espetáculos teatrais, exposições, ações performáticas, dança e videodança. Estudos críticos sobre a relação entre imagem e corpo entendido de modo não empírico e buscando suas configurações expandidas em esculturas, objetos e demais trabalhos plásticos, convocando a discussão de conceitos e questões como representação, real e presença. Pesquisa da cena enquanto espaço-tempo sobre o qual os corpos se manifestam e os sujeitos comparecem, alargando-a para territórios outros.

2- Experiência – Conceito – Sonoridades:
Investigação teórica-crítica ou teórico-prática de processos artísticos que problematizam o campo da arte como um território epistêmico de experimentações a partir de meios diversos. Investiga a experiência de contato com a obra de arte, tanto no sentido da produção de agregados sensíveis como em termos das diversas situações de recepção por parte do sujeito, individual ou coletivo. Compreende-se a sonoridade em inter-relação e em combinações variadas, expandindo-se para formas híbridas de linguagem. A escuta e demais processos sensíveis são pensados para além de seus aspectos fisiológicos, como metáfora de vulnerabilidade e receptividade em atenção ao mundo. Reconhece o campo da arte como um território transdisciplinar, aberto a variadas apropriações tecnológicas e a procedimentos de invenção.

3- Lugar – Política – Institucionalidades:
Investigação teórica-crítica ou teórico-prática de processos artísticos que problematizam as relações entre arte e política em seus contextos sociais, ambientais e institucionais. Pesquisas das práticas e dos processos artísticos que articulem arte, sociedade e sistema de arte em seus regimes discursivos de saber/poder e suas instâncias de autoralidades às obras. Desenvolvimento de projetos investigativos teórico-práticos no campo ampliado das artes visuais, do audiovisual, das práticas performáticas e da poesia expandida que articulem a arte aos processos de transformação da subjetividade, dos modos de vida e do campo social em nossa atualidade.

O PPGCA conta com a revista acadêmica semestral Poiésis, existente desde 2000, e com as coleções de livros Mosaico, Teses e Ensaios Críticos e Toada, em co-publicação com a Editora Circuito.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Contemporâneos das Artes visam formar artistas e pesquisadores com perfil amplo e capazes de transitar entre diversas linguagens e disciplinas, pondo em prática o tensionamento de fronteiras atualmente predominante no campo das artes. O perfil metodológico transdisciplinar do PPGCA indica sua singularidade frente aos demais Programas da Área no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, aproximando-se da complexa reconfiguração da produção em artes ocorrida nas últimas décadas. Disseminando-se em ações e meios muito variados e que vão além da produção de obras, problematizando suas fronteiras e até mesmo seu estatuto de objeto de investigação de disciplinas como História, Teoria e Crítica da Arte, o PPGCA reconhece que as artes contemporâneas trouxeram para seu próprio âmbito uma dimensão investigativa que se articula a disciplinas diversas, no amplo terreno dos estudos contemporâneos.

A transdisciplinaridade é aqui entendida como trânsito entre disciplinas e práticas distintas, respeitando suas singularidades mas estimulando, como inevitável, a realização de trajetos transversais entre elas. Pode-se dizer que a produção recente em artes transgride, com frequência, a própria definição das disciplinas de seu campo, bem como a diferença entre suas dimensões teórica e prática, configurando zonas de confluências de produção de conhecimento. As reflexões próprias a cada uma dessas disciplinas mesclam-se, em horizontalidade, aos campos de filosofia, antropologia, sociologia, educação e psicanálise, entre outros, pondo em crise a tradicional posição metodológica dessas últimas como instrumentos de análise do objeto artístico para fazer delas parte do tecido conceitual e sensível do próprio campo da arte contemporânea. Ressaltando a ação intermeios artísticos e a convocação de saberes diversos em sua abordagem, a concepção do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes baseia-se em reflexão aprofundada sobre as questões de método convocadas pelo campo, propondo como fundamento de sua práxis formativa e investigativa a posição metodológica transdisciplinar.

 

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