LINHAS DE PESQUISA
1. CORPO – CENA – CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO
Investigação teórica ou teórico-prática de processos artísticos e de construção de linguagens como espetáculos teatrais, exposições, ações performáticas, dança e videodança. Estudos críticos sobre a relação entre imagem e corpo entendido de modo não empírico e buscando suas configurações expandidas em esculturas, objetos e demais trabalhos plásticos, convocando a discussão de conceitos e questões como representação, real e presença. Pesquisa da cena enquanto espaço-tempo sobre o qual os corpos se manifestam e os sujeitos comparecem, alargando-a para territórios outros.
DOCENTES
Ana Paula Veiga Kiffer
Andrea Copeliovitch
Celina Maria Sodré Fonseca
Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
Martha de Mello Ribeiro
Viviane Furtado Matesco
2. EXPERIÊNCIA – CONCEITO – SONORIDADES
Investigação teórica-crítica ou teórico-prática de processos artísticos que problematizam o campo da arte como um território epistêmico de experimentações a partir de meios diversos. Investiga a experiência de contato com a obra de arte, tanto no sentido da produção de agregados sensíveis como em termos das diversas situações de recepção por parte do sujeito, individual ou coletivo. Compreende-se a sonoridade em inter-relação e em combinações variadas, expandindo-se para formas híbridas de linguagem. A escuta e demais processos sensíveis são pensados para além de seus aspectos fisiológicos, como metáfora de vulnerabilidade e receptividade em atenção ao mundo. Reconhece o campo da arte como um território transdisciplinar, aberto a variadas apropriações tecnológicas e a procedimentos de invenção.
DOCENTES
Giuliano Lamberti Obici
Luciano Vinhosa Simão
Lucio José de Sá Leitão Agra
Ricardo Roclaw Basbaum
Pretextato Taborda Junior
Walmeri Kellen Ribeiro
3. LUGAR – POLÍTICA – INSTITUCIONALIDADES
Investigação teórica-crítica ou teórico-prática de processos artísticos que problematizam as relações entre arte e política em seus contextos sociais, ambientais e institucionais. Pesquisas das práticas e dos processos artísticos que articulem arte, sociedade e sistema de arte em seus regimes discursivos de saber/poder e suas instâncias de autoralidades às obras. Desenvolvimento de projetos investigativos teórico-práticos no campo ampliado das artes visuais, do audiovisual, das práticas performáticas e da poesia expandida que articulem a arte aos processos de transformação da subjetividade, dos modos de vida e do campo social em nossa atualidade.
DOCENTES
Ana Beatriz Fernandes Cerbino
Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos
Leandro José Luz Riodades de Mendonça
Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergara
Luiz Sergio da Cruz de Oliveira
Mariana Rodrigues Pimentel
Paulo Knauss de Mendonça