TESES / DISSERTAÇÕES
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2024.
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2023
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2022
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2021
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2020
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2019
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2018
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2017
Teses e Dissertações Defendidas no ano de 2016
- Anderson P. Arêas, Artaud Fragmentado: sonho e crueldade na cena do corpo
- Bárbara Boaventura Friaça, Veste: um processo artístico-investigativo sobre as potências da veste e a necessidade do vestir
- Gabriela da Silva Dezidério, A construção de uma categoria arte afrobrasileira: um estudo da trajetória artística de Mestre Didi
- Geraldo Britto Lopes (Geo Britto), Teatro do Oprimido: uma construção periférica-épica
- José Tomaz de Aquino Júnior, O ator estrangeiro e a flor do mandacaru
- Juliana de Almeida Bragança, A fotografia percebida pelo olhar do sujeito olhante
- Letícia Carvalho da Silva de Oliveira, Parir o tempo: trabalho-processo no corpo feminino
- Lia Crempe, O silêncio de Eros: um roteiro expressivo
- Luiz Marcelo da Silveira Resende, Revista A Estação e as transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX
- Marcia Franco dos Santos Silva, Cartografia e geopoética: um olhar cartográfico sobre a 8ª Bienal do Mercosul
- Mariana Gomes Ribeiro, Hélio Oiticica: criação de e para pensamento
- Marrytsa Mendonça Vieira de Melo, Estar entre o ir e o vir: Ocupações Temporárias no Catumbi
- Patrícia Magalhães Bevilaqua, Escultura varal sobre vivências
- Renata Cristina Alves, Os objetos cênicos e a repetição nos processos de criação corpórea do artista contemporâneo
- Roberta Condeixa, Arte como Zonas de Contato na América Latina: Juan Manuel Echavarría (Colômbia), René Francisco Rodriguez (Cuba) e Joaquín Torres García (Uruguai)
- Tatiana de Almeida Nunes da Costa, Guarnieri Revisitado: possibilidades de leituras do contemporâneo – “Gimba, presidente dos valentes”
- Thiago Grisolia Fernandes, Desescrita: signos da ausência
- Aline de Castro Araújo, Panorama da coprodução cinematográfica Brasil-Portugal recente (2005-2012)
- Aline Paula de Oliveira Leite, Nova Arte Pública de Gênero: práticas de arte e feminismos na América Latina
- Carlaile José Rodrigues Souza, Contato com a arte no Morro da Conceição
- Caroline Maria Gurgel D‘Ávila, Presente ausência: escrevendo o corpo com Leonilson
- Carolline Helena Campos Cantidio, A cidade, a atriz-cidadã e as ferramentas de trabalho
- Clarissa Rêgo Teixeira, Dança contemporânea e colaboração: instaurações de mundos
- Diogo Carreira Fortunato, O alhures fotográfico: a fotografia noutro lugar
- José Carlos Marins Pinto, A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: “Bacantes”, “Aquilo de que somos feitos” e “Ensaio.Hamlet” – processos e proposições questionadores do sistema burguês de sujeição
- Luana Cardoso da Costa, A poetisa vai à guerra: heterotopias para uma estética da (r)existência
- Marilia Mendes Machado, Público e performance: sob a perspectiva de seus olhares, inter-relações e expectativas
- Raphael de Andrade Couto, Entre marcas e atravessamentos: uma escrita de artista
- Stéphane Dimocostas Marcondes, Fragmentos de intimidade: Sinta-se em Casa
- Thaís Helena Rissi de Sousa, Yuyachkani: teatro e performance enquanto registro e memória na Latino-América
- Ursula Bahiense, A arte como veículo e a “cultura de si”: a dimensão ética e espiritual do trabalho do ator/performer
- Viviane Maria de Brito, Mulheres que tiram joias da caixa: tradição do Maranhão tocada pelas Caixeiras do Divino no Rio de Janeiro
- Agatha Silvia Nogueira e Oliveira, Do popular ao artístico: o performer da cena negra no espelho do samba de roda
- Alexandre Almeida Juruena de Mattos, O antropomorfismo na cultura de animação
- André Gracindo Gomes, O Teatro do Oprimido como prática política no contexto da emancipação em Jacques Rancière
- Camila do Amaral Gomes Lopes, A atualidade do corpo: representações da contemporaneidade na dança de Deborah Colker
- Carlos Gomes de Lima Junior, Entre passagens e permanências: o dispositivo fotográfico e a relação com a obra de arte
- Eduardo Rangel Monteiro, A capoeira de Marcel Gautherot
- Eliane Carvalho Zacharias, O Corpo-Poiético: palavras, afetos e experiências no corpo que dança
- Ivana Denise Grehs, Desinfância: memórias inventadas de um álbum de família
- Janis Pérez Clémen, Arte, Mediação e a Viabilidade do Inédito: dilemas da prática política curatorial pedagógica
- Luciana Cao Ponso, Formas do Dançar o Impossível: um salto do cinema de 1930 em direção à videodança
- Luciara Franco Vidal Mota, Passagens da videoarte à arte contemporânea: fulgurações benjaminianas
- Marcos Vinicius Bonisson Machado, Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978): experiência em campo ampliado
- Sisuama Nzonkanu, O Canto-Fábula e as práticas interpretativas contemporâneas
- Ana Carolina Almeida, Museu, obras em exposição e públicos: o contato com a arte na visita ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Guilherme Burgos Pereira, O ensino da arte na escola: a ênfase na criatividade
- Jacqueline Barbosa dos Santos, Corpografismo: um estudo sobre o samba de roda
- Luiza Faria Rodrigues, O hiperrealismo sombrio de Gottfried Helnwein
sob o olhar fenomenológico - Marcela de Souza Amaral, Mise-en-scène contemporâneo: o olhar do diretor frente à cena fílmica
- Marcelo Pitaro Guerra, Cinema de atração e atrações: do domínio no início do cinema ao underground na contemporaneidade
- Marco Marcelo Bortoloti, A falsificação da obra de arte como valor de mercado
- Maria Eloisa Lemme, Quando parti: uma teia de percursos, conversas e afetos na comunidade da Rocinha
- Maria Neli Costa Neves, Religiosidade e cinema brasileiro: político e autoral nas décadas de 60 e 70, empreendimento
industrial nos anos 2000 - Nycolas dos Santos Alburquerque, Apoderamento imagético do Nordeste: estereótipo e discurso no cinema contemporâneo
- Pedro Vitor G. Rodrigues Vieira, Debaixo da pele, os mitos enterrados: a memória dos processos criativos em dança contemporânea
- Rachel Souza, Stencil como arte pública
- Rafael Mauricio Méndez Bernal, Remexendo nas cinzas da alma urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro
- Raphael Soifer, Choques, ordens e revitalizações: transformação socioestética nas ruas do Rio de Janeiro
- Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan, Grafite / Pichação: circuitos e territórios na arte de rua
- Ana Aparecida S Ramos, A utilização da computação gráfica como ferramenta na transposição do imaginário dos quadrinhos para o cinema
- Antonieta Eloisa Kehrig Acosta, Imagem do corpo em movimento na tela
- Davi Silva Pereira, Utopias possíveis: percursos do artista como agente transformador
- Eduarda Alves Gomes Pereira, Práticas artísticas urbanas de intervenção no cotidiano
- Eduardo Alberto de Souza Varela, Espelhos de papel: arte, artes gráficas e impressões do Rio de Janeiro oitocentista
- Fernanda Ferreira de Abreu, A mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação
- Flávio Santos da Conceição, Estética do Oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos
- Germana Lúcia de Araújo, O povo na tela: uma transição no olhar do documentário no final dos anos 1960
- Ingrid Lemos Costa, Livro, Livro Indígena, Livro de Artista: um recorte sobre a linguagem visual dos Ikpeng
- Jansen Rodrigo de Oliveira Ramos, A construção da linguagem na cinematografia de animação
- Lilian de Carvalho Soares, Um olhar através do visível: reflexões sobre a fotografia de Chema Madoz
- Lívia Pagano A Rosa, Os Emos da Galeria do Rock de São paulo: cultura juvenil, tribalismo e comunidades estéticas
- Luciana Lopes Rocha, Comicidade em movimento: o corpo que ri
- Maíra Norton da Silva, Relações entre técnica e criatividade no ensino do cinema e do audiovisual
- Marcelo Lopes Vieira da Silva, A imagem viva, o VJinge seus desdobramentos processuais
- Michele Almeida Zaltron, Imaginação e desconstrução em K Stanislávski
- Valterlei Borges, Novos modelos de produção musical e consumo: um estudo sobre as mudanças com o advento das plataformas digitais
- Victor Hugo N Oliveira, Um Ato de Fé e(em) Festa: análise do encontro entre devoção e diversão na dança de São Gonçalo de Amarante
- Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno
- Alda de Moura Macedo FIGUEIREDO, Manto da Apresentação: Arthur Bispo do Rosário em diálogo com Deus
- Ana Paula Campos de Almeida, Letras Fluminenses: a quixotesca aventura de um jornal literário
- Beatriz Martini BEDRAN, Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias
- Claudio MIKLOS, A Arte Zen e o Caminho do Vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de Não-Eu na criação
- Felipe Eugenio dos Santos Silva, Inventando Áfricas: por ensaios que redesenhem a música aos sons de Moacir Santos e Duke Ellington
- Iris Aparecida BRASIL, Corpo Mosaico: transformações espaço-temporais na dança
- Leandro de Souza DOMITH, Santeiro e suas Veredas
- Rodrigo RANGEL,Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
- Rubens Sérgio Dutra de Oliveira, Estética e Paixão no Drama Wagneriano
- Tatiana Rodrigues XEREZ, O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
- Alexandre Neves ALVES, Um novo olhar sobre Debret
- André SCUCATO, A poética das artes: as figuras cinematográficas no cinema de poesia
- Berta Antunes SOUSA, Caio Mourão: o precursor da joalheria moderna brasileira
- Celso Eduardo Santos RAMOS, Baiontropifando: Instauração de mundo e temporalidade da música nas bandas Dois Irmãos e Pife Muderno
- Cláudia Garcia PADILHA, Casa das Minas: um estudo sobre a estética religiosa feminina afro-maranhense
- Cláudia LEWINSOHN, Intensas Criaturas em seus infinitos devires
- Cristiane Guimarães de ARAÚJO, Celebrações populares em São Gonçalo, RJ: Folia de Reis
- Dilson MIKLOS, Walter Benjamin e Hélio Oiticica: a construção de um mosaico possível
- Edson Rodrigo BORGES, Arte, corpo e tecnologia digital: formas expandidas de ser e sentir na obra de Diana Domingues
- Fabrício da Costa Alhadas CAVALCANTI, Arquiteturas do Tempo: um estudo sobre o sentido da memória a partir do contexto
- Flávia Simonini PARADELLA, A Última Ceia: uma análise crítica da visualidade na obra de Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho
- Klaus Almeida Reis Ribeiro de NOVAES, Como uma transparência: efeitos de palimpsesto
- Leila Maria da Silva BARBOZA, Mosaico do Lugar: investigações sobre uma intervenção artística coletiva
- Lilian S P S RIBEIRO, Do sonho à realidade: as contradições da representação feminina na publicidade na televisão a partir dos anos 90
- Marco Antonio PORTELA, “Quero ser artista”: dificuldades, possibilidades, estratégias e alternativas de inserção dos artistas visuais
- Maria Lúcia Baptista GUIMARÃES, Investigações sobre um outsider: Wesley Duke Lee e o Esquema Geral da Nova Objetividade
- Marilei M T SOUZA, O olhar sobre a prática na construção da identidade do enfermeiro
- Nívea Lázaro dos SANTOS, Elomar: entre o homem sertanez e o compositor sertânico
- Norma Sueli dos SANTOS, As possibilidades de permanência das expressões de capoeira em um contexto globalizado
- Priscila Seixas COSTA, A Gestão Cultural como processo narrativo: a era dos festivais da canção, a eclosão do rock nacional e o Som da UFF
- Silvio Wander MACHADO, Invólucro virtual: a mídia digital como extensão da mente
- Anita FISZON, As casas de barro na Região de Lumiar: o barro cultural nas construções das casas de taipa e com pigmento pictórico
- Delfina Renck REIS, Dona Romana de Tocantins: uma fantástica iconografia
- Fabiano Avelino da SILVA, Mitopoiese do Tambores: discurso e poesia do Jongo
- Ivan Nogueira C. ALBUQUERQUE, Grafite: a intervenção estética urbana destas crônicas à vista
- Joana Lima FIGUEIREDO, Fábrica Santo Aleixo: Magé, arte e patrimônio da industrialização – 1847-1979
- Lídia Costa LARANGEIRA, Fragmentos de um discurso dançante
- Luiz Guaracy GASPARELLI JÚNIOR, A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contempoâneo
- Marcelo Barrozo GOULART, Uma interlocução entre a imagem e educação ambiental: mangue vivo
- Maria Helena de Souza VERANI, Confidências musicais: aspectos da interpretação no diálogo dos instrumentos
- Renata Ribas Nassur de LUCA, A poética naïf de um artista plástico: Manoel Correia do Nascimento
- Rodrigo da Costa ARAÚJO, Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna
- Waleska Lopes de Almeida BRITTO, A intencionalidade da dança
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO APRESENTADAS E APROVADAS NO PPGCA-UFF EM 2007
-
Anna Flávia Gonçalves Mendonça SANTOS, A sinalização informal: estratégias de análise
Débora Freire de AZEVEDO, O teatro entre quatro linhas (uma analogia do futebol com o teatro)
Dora de Andrade SILVA, A dança para além da dança: a inserção do cotidiano nas construções cênicas
Eduardo Cozendey da SILVA, Hiperimagem: o processo de construção coletiva na internet
Fernando Céasr Faria da ROCHA, Dorian Gray: a moldura da imagem
Jorge Ricardo FREUND, A praia é aqui! Que praia é essa?
José Carlos Monteiro dos SANTOS, Maneirismo e cinema: uam visão do mundo, uma ideia de arte
Luiz Flávio Tournillon ALCOFRA, Memórias chorando: o grupo Água de Moringa
Ricardo Pimenta MENDES, Arquitetura do afeto
Rubens Emerick GRIPP, Olha só quem está falando! O Grupo Teatro Novo