É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). É membro dos grupos de pesquisa CNPq “Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo” e “O Som Atravessado”. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGCA-UFF com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7868502835796493
E-mail: carolinealciones@gmail.com
Linha de Pesquisa: 2. Experiência – Conceito – Sonoridades
Interesses de Pesquisa: Dentre os campos de interesse de pesquisa, elenca-se: artes; artes visuais; arte contemporânea; sonoridades; arte sonora; fenomenologia da percepção; literatura.
Projeto de Pesquisa: Reconhecendo o crescente interesse pelo sonoro no âmbito das artes visuais, este Projeto de pesquisa de pós-doutorado, ora apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, pretende investigar processos de escuta situados no campo das artes visuais e que se dão no corpo de um sujeito fenomenológico, historicamente e socialmente situado. A pesquisa contará com estudos teóricos acerca da escuta, das sonoridades, de noções de imagem, da fenomenologia da percepção, da historiografia e da crítica da arte em um registro contemporâneo. Ambiciona-se a proposição de uma fenomenologia contemporânea da escuta no contexto das artes visuais. Ressalte-se, ainda, que este Projeto desenvolverá ações de ensino e de extensão de acordo com plano de trabalho, ao longo de um período de 12 meses, entre março de 2024 e fevereiro de 2025, com a supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.
Página Pessoal: https://anpaprj2022.wixsite.com/a-flor-da-pele-2024
Publicações Relevantes: https://islaa.org/bookshop/vistas-7
https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673441
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42766
https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40819
https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-55491
https://doi.org/10.5965/2175234611232019062
https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.137-144
https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673441
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42766
https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40819
https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-55491
https://doi.org/10.5965/2175234611232019062
https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.137-144