PERFORMANCE: ABSOLUT RELATIVITY
Absolut Relativity faz parte de um projeto de longa duração, o ambiente de performance NTMI (Instrumento Musical Não-Trivial), que começou como um experimento de tocar intuitivamente utilizando processos complexos de síntese sonora. Desde o início, com uma interface personalizada, o nUFO, projetada por Isak Han, e software de síntese sonora desenvolvida por Hannes Hoelzl, o NTMI tem se expandido para suportar interfaces comumente disponíveis, como controladores, gamepads e outros tipos de intereface. Escrito para SuperCollider, o projeto é open source, multiplataforma e também pode rodar em plataformas embarcadas de baixo custo, como Raspberry Pi e bela. Seu repertório de processos sonoros pode ser modificado e expandido pelos usuários, e interfaces favoritas podem ser adicionadas.
Inspirado pelos instrumentos coletivos criados pelo músico/luthier/artista/professor suíço-brasileiro Walter Smetak, os últimos desenvolvimentos permitem que vários músicos influenciem simultaneamente o mesmo conjunto de processos sonoros; dessa forma, explorar seus espaços de possibilidade sonora se torna uma performance coletiva incentivando iniciativa, confiança e respeito pelos outros, em uma rede de influências.
Por fim, múltiplos ambientes NTMI podem ser conectados para influência cruzada via rede ou internet, de forma que instalações ou ambientes de performance em diferentes locais possam formar redes de influências não-locais.
Mais informações sobre as pesquisas e projetos de Alberto de Campo