#05 Ao Rés do Corpo: Imagem em Abismo
Data/horário: 06/11/2024 às 14h
Local: Auditório da Pós – IACS UFF – Campus do Gragoatá – Bloco J Gragoatá – Niterói
O TRÂNSITO METAMÓRFICO DAS IMAGENS [Luciano Vinhosa – UFF]
Partindo de uma experiência subjetiva, o autor propõe a categoria metamórfica como forma possível de interação com a obra de arte, diferente da contemplação estética e da interpretação hermenêutica. No lugar de entendê-la como portadora de significados ou veículo de comunicação, tal categoria toma a imagem como objeto performático relacional que age, diretamente, em nosso corpo.
AYRSON HERÁCLITO E A CRIAÇÃO DO REGIME DE VISIBILIDADE IORUBÁ EM ARTE [Sheila Cabo Geraldo – UERJ]
A obra de Ayrson Heráclito tem a relação indissociável entre a arte e a religião iorubá e, nesse sentido, o artista cria projetos artísticos em que os materiais são alimento para a alma e para o corpo presentes na cultura afro-baiana. Elementos como açúcar, carne seca, pipoca e óleo de palma trazem, simbolicamente, para o cenário artístico a memória colonial do sistema escravista, a violência sofrida pelos povos diaspóricos, mas também a força dos fluidos vitais do corpo, como o sangue, o sêmen e a energia interna, que explode na superfície e estabelece a cura.
Luciano Vinhosa: Artista visual, professor Titular do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Ensina no Bacharelado de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, na mesma universidade. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Artes Visuais pela pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), doutor pela Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá. Bolsista do CNPq, Produtividade em Pesquisa, com estudos sobre as teorias da imagem, em particular, as da arte. Publicou, recentemente, Imagens insurgentes (Circuito: 2023) e Assim na arte como na vida (PPGCA-UFF/Circuito: 2022).
Sheila Cabo Geraldo: Professora no Programa da Pós-graduação em Artes da UERJ (PPGArtes), concluiu pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (2008), com bolsa Capes, e na Unicamp, no Instituto de Estudos da Linguagem, sob supervisão do Dr. Marcio Seligmann-Silva (2016-17). É bolsista PROCIÊNCIA na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve a pesquisa Políticas da memória: estudos sobre o colonialismo e o pós-colonialismo na América Latina. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita: Arte, História e Crítica (CNPq), publicou Frestas: memória, traumas e lacunas (Circuito: 2023) e Escrituras: cadernos de arte, história e crítica (DECULT Uerj 2021). Possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), onde defendeu a dissertação Goeldi: modernidade extraviada. Fez doutoramento em História pela Universidade Federal Fluminense (2001), com a tese Arte e Modernidade Germânica.
Organizadores: Caroline Alciones de Oliveira Leite e Tato Taborda