GAMBIARRA #1

EDITORIAL

GAMBIARRA por Dilson Miklos

É com grande satisfação que colocamos na rede a edição de estréia da Revista Eletrônica GAMBIARRA. É uma ação coletiva não apenas dos
mestrandos envolvidos no projeto – Leila B., Cláudio Miklos, Fabrício Cavalcanti e Dilson Miklos – mas do Coordenador do Programa de PósGradução em Ciência da Arte (PPGCA/UFF) Prof. Dr. Luiz Sérgio de Oliveira e da Prof. Dra. Martha D´Angelo que apoiaram o projeto desde o seu momento seminal, incentivando e exercendo uma escuta solidária nas várias etapas que envolveram o processo de realização da GAMBIARRA.

Cabe ainda incluir neste grupo de apoiadores todos os mestrandos do PPG, em especial Celso Ramos e Claudia Lewinsohn que prontamente atenderam, com entusiasmo, a chamada para o envio de artigos, apresentando um expressivo mosaico teórico em torno de suas investigações poéticas.

Depois de um percurso de reuniões e de uma infindável troca de e-mails, vemos o resultado desta ação materializar-se em produção e difusão de conhecimento. GAMBIARRA se apresenta em forma de coletivo que se compromete, acima de tudo, com a qualidade do PPG no qual está inserido. É um espaço que se abre para pesquisadores, artistas e experimentadores de todo o país, com foco em trabalhos que articulem uma reflexão teórica sobre arte e cultura. O retorno não poderia ter sido mais alvissareiro. Recebemos contribuições dos mais diversos programas de pós-graduação com concentração nas áreas de artes, comunicação, sociologia e antropologia.

O PPG em Ciência da Arte (UFF) participa da publicação com mais três intervenções além das mencionadas anteriormente. Leila B. e Dilson Miklos conferem uma pequena cartografia das suas pesquisas. A primeira privilegia uma abordagem etnográfica de uma experiência local, e a segunda, estabelece um diálogo, a partir de algumas categorias conceituais, entre Walter Benjamin e Hélio Oiticica. Não poderíamos deixar de destacar o trabalho do construtor do espaço da revista eletrônica, o web designer Cláudio Miklos, que, além da composição gráfica da GAMBIARRA, lança o “Manifesto Neossurealista”, um exercício de irreverência e reflexão sobre os conceitos que norteiam o movimento artístico no século XXI.

Em seu primeiro Dossiê, GAMBIARRA apresenta o trabalho do fotógrafo Paulo Muniz, que por quatro décadas registrou momentos importantes da nossa história, como a construção de Brasília, as transformações da paisagem urbana do Rio de Janeiro e o trânsito do poder nas figuras de Getúlio Vargas, Jânio Guadros, Juscelino Kubitschek, entre outros. Acuradoria do dossiê está a cargo de Fabrício Cavalcanti, que sinaliza a presença de dois momentos importantes na revista: o artigo de Ricardo Rosas, um verdadeiro mergulho no conteúdo imagético e conceitual da proposta Gambiarra, e o Arquivo de Emergência, um espaço de documentação, guarda e disposição de eventos e estratégias lançadas no ambiente da arte contemporânea brasileira.

A resenha de Rodrigo da Costa Araújo, mestre pelo PPGCA, desperta, com sua escrita sutil e descritiva, o interesse da recepção pelo livro Clarice Fotobiografia, de Nádia Battella Gotlib, lançado este ano. O livro conta com 800 imagens de Clarice Lispector, além de anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, cartas que a escritora escreveu e recebeu, capas de seus livros e depoimentos de parentes e amigos. O Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas (PPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) integra o miolo da GAMBIARRA com uma constelação de recortes: a presença da dança na experiência da coreógrafa Marta Soares, o uso da maquiagem teatral como possibilidade de conferir sentido ao rosto cênico e, por último, a narrativa simbólica e histórica do bloco afro Malê Debalê. Os artigos são assinados, respectivamente, pelas mestras Andréia Maria Ferreira Reis e Renata Cardoso da Silva e pela da Profª Dra. Lúcia Fernandes Lobato.

O artigo da mestranda Franciele Filipini dos Santos, que problematiza o conceito de ciberespaço no contexto das práticas artísticas contemporâneas, e o projeto “Entidade nº 2”, uma web-arte interativa da mestranda Claudia Loch, compõem a produção vinda do sul, especificamente do Programa de Pós-Graduação em Arte (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Retornando ao Rio de Janeiro, apresentamos dois artigos e uma prática poética dos mais diferentes PPG da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marcelo Carvalho, mestrando da Escola de Comunicação (ECO), relaciona a emergência das sociedades de controle com a crise da imagem-ação no cinema, à luz do pensamento de Gilles Deleuze. Marcelo Araújo, doutorando em Antropologia Cultural, tece considerações do grafite no contexto do seu estar no mundo como linguagem no espaço urbano. Alexandre Sá, doutorando em Linguagens Visuais da Escola de Belas Artes, apresenta o vídeo Passagem, um acontecimento construído a partir do círculo e da linha.

E para encerrar a presença carioca na GAMBIARRA, Sheila Dain, doutoranda em Design pela PUC-Rio, constrói uma reflexão, com base na fenomenologia, a respeito da motoneta Vespa, ampliando, desta forma, a visão que temos deste objeto.

Para finalizar, um sincero agradecimento a todos que nos enviaram suas produções e reflexões. Desejamos uma boa leitura.

Dilson Miklos*

* Jornalista. Mestrando do PPG em Ciência da Arte da UFF e bolsista da CAPES; especialista em
Arte e Filosofia pela PUC-Rio; licenciado em História da Arte pela UERJ. E-mail:

LINK PERIÓDICOS GAMBIARRA

beylikdüzü escort şişli escort taksim escort konyaaltı escort istanbul escort fatih escort halkalı escort şişli escort istanbul escort bodrum escort
Skip to content