Celina Sodré: Diretora de teatro desde 1983 e dirige o Studio Stanislavski, companhia criada em 91. Sodré foi indicada para o Prêmio SHELL em três edições, e, ganhou o Prêmio QUESTÃO DE CRÍTICA em 2013 pela criação do projeto Grupão Grotowski. Desde 2008 é coordenadora do Instituto do Ator. De 1995 a 2015 foi professora de interpretação da CAL. Mestrado na University of London com dissertação em Shakespeare on Film, Doutorado na UNIRIO com a tese: Jerzy Grotowski: artesão dos comportamentos humanos metacotidianos. Especialista nas ações psicofísicas de Stanislavski e na trajetória de Jerzy Grotowski.
Currículo Lattes
E-mail: celinasodr@gmail.com
Linha de Pesquisa: 1. Corpo – Cena – Crítica da Representação
Interesses de Pesquisa: A Arte do Ator está no centro da pesquisa. A revolução stanislavskiana que veio transformar o ator de mero intérprete em artista criador porta todas as questões axiais da pesquisa. A reviravolta promovida, na segunda metade do século XX, pela presença de Jerzy Grotowski no campo da experimentalidade teatral, da antropologia teatral vem expandir essas questões.
Projeto de Pesquisa: Atualmente, o projeto está localizado numa hipótese da presença de um elemento hipnótico na cena através de qualidades bastante específicas do trabalho atoral.