Giuliano Obici tem formação em artes, comunicação e psicologia. Diretor do SomaRumor: Encontro Latino Americano de Arte Sonora. É autor do livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” . Tem apresentado seu trabalho ao redor do mundo em festivais, galerias, museus, residências artísticas e universidades. Recebeu prêmios e bolsas de pesquisa, incluindo o Giga-Hertz-Preis do Centro de Arte e Mídia (ZKM – Karlsruhe) CAPES/FAPESP/DAAD. Entre seus trabalhos artísticos recentes estão “Screen Utopia”, “Dissimulation”, “Concerto para Celulares” entre outros.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8206621049682279
E-mail: giuliano_obici@id.uff.br
Linha de Pesquisa: 2. Experiência – Conceito – Sonoridades
Interesses de Pesquisa: arte sonora, escuta, percepção, tecnologias, sonoridades
Projeto de Pesquisa: SOMA é um grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense de Niterói Rio de Janeiro que desenvolve atividades acadêmicas, científicas e artísticas no campo das sonoridades. Entre seus objetivos estão: oferecer suporte à produção artística, pesquisa tecnológica e crítica; desenvolver processos coletivos de criação e apresentação artística coletivas; promover atividades de práticas de pesquisa inter e transdisciplinares; investigar e desenvolver técnicas e tecnologias entorno do sonoro; propiciar ambiente dedicado à experimentação em diferentes interfaces do sonoro com as artes e suas tecnologias.
Links Úteis: SomarRumor: Encontro Latino Americano de Arte Sonora
SomaLab Grupo de Pesquisa e Laboratório SOM nas Artes

Página Pessoal: 
http://artes.uff.br/giulianobici
Publicações Relevantes:  http://www.artes.uff.br/giulianobici/textos
LIVRO: Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
CAPÍTULOS DE LIVRO: Gambioluthiery: Hacking and DIY in Brazil. In: Handmade electronic music: the art of hardware hacking. 3. ed. New York. Routledge, 2020.
Gambiarra: carnavalización del design en el experimentalismo sonoro. “Forma y sonido. Quince años de arte sonoro en el Uruguay”. Universidad Nacional de Quielmes Editorial, Bernal, 2020 
Brazilian Sound Art from a Gambiarra Perspective. In: Sound Art Sound as a Medium of Art.1 ed.Cambridge: MIT, 2019, v.1, p. 700-708.
Gambiarra’s Perspective. In: Make it Heard. A History of Brazilian Sound Art. Bloomsburry,  Academic USA, 2019, v.1, p. 150-159.
Tese:  Gambiarra e Experimentalismo Sonoro. Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo e Elektronisches Studio TU-Berlim. 2014. (p.184)
Artigos: Dissimulation: plataforma participativa de intervenção sonora para celulares. DEBATES | UNIRIO, n. 23, p.210-225, dez., 2019.
Gambioluteria: por uma arqueologia sonora – ANPPOM – Universidade Federal de Manaus – 2018.
Gambioluthiery: Revisiting the Musical Instrument from a Bricolage Perspective. Leonardo Music Journal. v.27. MIT, 2017. (87-92)
Cruzamentos entre a música experimental e a música popular no trabalho de Chico Mello. POIÉSIS – v. 1, n. 25, jul. Niterói, 2015.
beylikdüzü escort şişli escort taksim escort konyaaltı escort istanbul escort fatih escort halkalı escort şişli escort istanbul escort bodrum escort
Skip to content