Artista, pesquisador e escritor, participa regularmente de exposições e projetos desde 1981. Atua a partir da investigação da arte como dispositivo de relação e articulação entre experiência sensória, sociabilidade e linguagem. Exposições individuais recentes incluem O que é…? (Marli Matsumoto Arte Contemporânea, 2024) subhidroinfraentre (Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, 2021), Você gostaria de participar de uma experiência artística? (Dragão do Mar, Fortaleza, 2018) e re-projecting (london) (The Showroom, Londres, 2013). Em Diagramas (Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, 2013), apresentou uma antologia de seus diagramas. Participou da 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2002, 2012) e da documenta 12 (2007). Teve seu trabalho incluído no 35º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP, 2017), Free Collection Displays (New Tate Modern, London, 2016) e na 20ª Bienal de Sydney (2016). Publicou Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies Press, 2016). Autor de Manual do artista-etc (Azougue, 2013) e Além da pureza visual (Zouk, 2006). Professor Visitante da Universidade de Chicago (2013). Artista Residente da Audain Gallery (Vancouver, 2014). Em 2021 desenvolveu projetos como Artista Visitante na University of Illinois Urbana-Champaign. Professor Titular-Livre do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), com atuação também junto ao Programa em Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES-UERJ).

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2307960927958416

E-mail: rbasbaum@id.uff.br

Linha de Pesquisa: 2. Experiência – Conceito – Sonoridades

Interesses de Pesquisa: Minha prática de pesquisa envolve as confluências, entrechoques e desvios entre a produção da obra de arte e suas camadas discursivas e teórico-críticas, também em sua dimensão sônica. A partir do desdobramento das questões da arte conceitual, tenho interesse em compreender o que é denominado de ‘trabalho de arte’ e quem seria seu agente promotor (‘artista’, individual ou coletivo), também em suas linhas de fuga, assim como as dimensões institucionais e linguísticas envolvidas. Nessa configuração, o corpo, em sua impulsão sensorial e performativa, desempenha papel central.

Projeto de Pesquisa: Relacionamentos diversos entre obra de arte e dimensão textual, a partir da constituição de Sistemas de Revezamento Plástico-Sonoro-Discursivos, buscando tanto produção plástica como produção discursiva – estando ambos os campos potencialmente relacionados com camadas de sonoridade, seja através da voz, seja através da construção de aparatos de mediação sônica – enquanto resultados de um mesmo gesto de inscrição ou intervenção poética.

Aspectos envolvidos
(a) fluxos e limites entre plástico e discursivo; (b) diversificação textual: texto e teoria de artista, escrita ensaística e ficcional; (c) presença de sonoridades nas articulações entre escrita e fala, construção de dispositivos de mediação sônica; (d) elaboração e investigação de práticas conceituais; (e) circuito e sistema de arte: diagramas, cartografias; (f) arte, política e sociedade: reviramento do circuito de arte em suas dimensões exteriorizantes e de contato; (g) a imagem do artista, em seus aspectos conceituais e corporais; (h) produção da obra de arte: intervenção, projeto plástico, dispositivo poético, dimensão sensorial, arquitetura conceitual; (i) redes, processos coletivos de pensamento, constituição de grupos e coletivos, membranas e zonas de contato, percepção do objeto e de seus contextos relacionais.

Página Pessoal: http://www.professores.uff.br/ricardobasbaum/

Publicações Relevantes: http://rbtxt.wordpress.com

 

beylikdüzü escort şişli escort taksim escort konyaaltı escort istanbul escort fatih escort halkalı escort şişli escort istanbul escort bodrum escort
Skip to content