Doutora em Artes pela UFRJ, é curadora, pesquisadora e professora associada da UFF. Lecionou entre 1988 a 2010, na Escola de Artes Visuais/Parque Lage. Trabalhou como curadora assistente no Museu de Arte Moderna (de 1987 a 1990) e no Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural (1998/1999). Realizou diversas curadorias, dentre elas “Tehching Hsieh”(Centro HO 2002) e “Corpo na Arte Brasileira” (Itaú Cultural/São Paulo/2005), “A Paisagem no Acervo Banerj” (Museu do Ingá 2009) Experimentação e Método ( Museu Do Ingá, 2017), A Afirmação Modernista; a paisagem e o popular na coleção Banerj (Paço Imperial RJ 2021), mostra Mulherio em 2022( Galeria Danielian). Principais publicações “Corpo-cor em Hélio Oiticica” ( XXIV Bienal de São Paulol, 1998), “O Feminino na arte” (Arte & Ensaios, UFRJ, 2001) e os livros Uma Coleção em Estudo/ Coleção Banerj (Museu do Ingá/FUNARJ, 2010), Corpo, Imagem e Representação (Zahar, 2010), Em torno do Corpo (PPGCA/UFF, 2016).
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2457480207535693
E-mail: vivianematesco@id.uff.br
Linha de Pesquisa: 1. Corpo – Cena – Crítica da Representação
Interesses de Pesquisa: Relações entre corpo e arte; processos escultóricos; corpo e feminismo
Projeto de Pesquisa: O projeto Corpo e Arte investiga o novo estatuto do corpo nos trabalhos artísticos de 1990 até a atualidade e sua especificidade em relação à geração dos anos 60 e 70. Propomos o mapeamento e análise de trabalhos dessa nova conjuntura. A pesquisa concentra-se nas diversas vias de expressão artística centradas no corpo divididas nos seguintes segmentos: 1. Corpo em presença, seja em performance e/ou intervenções urbanas; 2. Corpo e hibridismo, em imagem (fotografia, filme e vídeo), fragmentos e próteses; 3. Corpo como projeção, integra trabalhos que se apresentem o corpo como projeção imaginária
Projetos: A -Curadoria – investigação de acervos museológicos e outros tipos de coleções a partir de seu potencial curatorial. As variantes atendem a pesquisa monográfica de artistas, história de coleções e eventos culturais, de questão ou processo artístico/cultural que privilegiem diálogos entre categorias culturais diferentes.
B- Processos escultóricos- O Projeto de pesquisa objetiva investigar as relações entre Corpo e processos escultóricos em uma perspectiva genealógica; desde os primórdios a relação entre escultura e corpo configurou um processo que qualifica ambos os termos. A partir de meados do século XX essa relação recebe outro significado com a afirmação do corpo em presença, de seus fragmentos, seus fluídos. A relação entre corpo, imagem e escultura também será foco da investigação tanto em tempos passados quanto na atualidade.