Walmeri Ribeiro é artista-pesquisadora, professora da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Performance, Mídia Arte e Questões Ambientais – BrisaLAB. Entre 2010-2016 foi professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora pela Concordia University (2017), bolsista de pesquisa FAPERJ, é também professora dos Programas de Pós-Graduação em Artes PPGCA|UFF e PPGAV|EBA|UFRJ. Com formação em Cinema e Estudos da Performance, desde 2014, sua produção investiga as relações entre artes e ciências, com foco nas questões do Antropoceno. Idealizadora e coordenadora da plataforma Territórios Sensíveis, participa de exposições no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, tendo seus trabalhos comissionados por instituições brasileiras e estrangeiras. É autora do livro “Poéticas do Ator no Cinema Contemporâneo” (Intermeios, 2014), Territórios Sensíveis: Práticas artísticas no Antropoceno ( Circuito, 2023). Territórios Sensíveis| Baía de Guanabara (Circuito, 2020) e co-autora dos livros“Arte e seus territórios Sensiveis” (Intermeios, 2014) e “Arte e seus percursos Sensiveis” (Intermeios, 2016) e Artes: Novos modos de Habitar|Viver (Intermeios, 2019).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0042351447296584
E-mail: walmeriribeiro@id.uff
Linha de Pesquisa: 2. Experiência – Conceito – Sonoridades
Interesses de Pesquisa: Corpo, Performance e Mídia Arte; Práticas Performativas como pesquisa e criação artística (PaR); Arte e questões ambientais; Arte e Antropoceno; Corpo, Arte contemporânea e Sensorialidade; Corpo, Imagem e Tecnologias de mediação.
Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa, Ecologias Emergentes de Práticas Artísticas Situadas em Tempo de Mudanças Climáticas, encontra-se no campo de discussão entre arte, antropoceno e mudanças climáticas, propondo um diálogo entre a pesquisa e criação em artes com as ciências e tecnologia, especificamente no que tange as questões ambientais, climáticas e as tecnologias de mediação e da imagem. Busca-se com este projeto, por um lado, investigar as contribuições metodológicas da performance como pesquisa- PAR (Arlander, 2017; Haseman, 2006; Hunter, 2019; Ribeiro, 2021) em práticas artísticas situadas, assim como, investigar práticas artísticas emergentes (kirksey, 2015), conceitos e procedimentos do campo da arte em diálogo e colaboração com outros campos do conhecimento. Por outro lado, como parte do desafio que este projeto se lança, está a investigação de formas de compartilhamento das questões, resultados e do conhecimento emergente das experiências e ações de pesquisa realizadas. Tendo em vista o campo de discussão no qual está inserido, a apresentação de resultados torna-se também uma prática artística e de sensibilização (Latour, 2014), portanto, com o intuito de investigar essas formas possíveis de prática artística de mediação, temos como objetivo o desenvolvimento de experimentos e obras audiovisuais instalativas, denominadas como instalações performativas-imersivas , bem como a investigação de práticas performativas imersivas a serem realizadas em territórios específicos da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.
Links Úteis: www.territoriossensiveis.com
Página Pessoal: www.brisalab.com.br / www.territoriossensiveis.com Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/153340537513201
Publicações Relevantes:
https://www.researchgate.net/profile/Walmeri-Ribeiro/publications
Comentários: