PDF_LuizSergioOliveira_OmuseuOportoAcidade
Luiz Sérgio de Oliveira
Este livro apresenta resultados (provisórios) de uma pesquisa desenvolvida por Luiz Sérgio de Oliveira tendo como ponto de partida a criação do Museu de Arte de Rio (MAR). Nesta abordagem, o museu é investigado como parte de um projeto maior (econômico, político, social e cultural) que o atravessa e o supera.
A pesquisa foi pontuada por uma formulação que visa reconhecer sinais de enfrentamento do modelo colonial de museu, considerando que os museus do ocidente carreiam uma longa história de identificação com a colonialidade. Nesta direção, as reflexões se detiveram na análise das relações entre arte e política na produção da arte contemporânea no espaço museal.
O manejo dessas formulações foi articulado em torno de quatro indicadores: identificação e análise dos compromissos atuantes na criação do Museu de Arte do Rio; análise das práticas de acolhimento da arte contemporânea de caráter político nas curadorias do museu; investigação da existência de práticas curatoriais e de política de constituição de acervo para superação do modelo colonial de museu de arte; a análise do papel do MAR no projeto político-econômico de revitalização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.