2025-2 DISCIPLINAS

OFERTA DE DISCIPLINA 2º SEMESTRE 2025 – PPGCA-UFF

INSCRIÇÃO ONLINE 

DIA/HORÁRIO
DISCIPLINA/CURSO
PROFESSOR
LINHA
LOCAL
PROGRAMA DE CURSO
2ª feira
16- 20h
EGA10349 – ESTUDOS EXPERIMENTAIS CORPO, CENA, CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO

Curso: REESCRITURAS CÊNICAS E A CRÍTICA DA VIOLÊNCIA ÉTICA EM CONTAR-SE A SI MESMO

Martha Ribeiro 1 UFRJ- ECO – campus URCA – (sala a definir) A convocação do sujeito em relatar a si mesmo provoca uma ferida, nos diz Judith Butler, já que a exigência imposta, de contar-se em uma linguagem construída por dispositivos de normatização, poder e exclusão, o excede e por vezes o violentam. Para a filósofa, a exigência de um relato sobre si em termos que não cabem na carne provoca uma violência ética. Se o que nos pulsa é o indizível, o irrepresentável, a exigência de um relato sobre si, constituiria uma prisão, de imposição de transparência. Para Paul Preciado, a linguagem do gênero é uma tecnologia de governo do corpo, de submissão a um regime epistemológico da divisão sexual. Assim, a resistência à ideia de transparência não estaria em encontrar a palavra justa, mas performar a falha dessa nomeação. É na falha, na impossibilidade de totalização do eu, de um contar-se a si mesmo, que se extrai uma ética: a aceitação de nossa opacidade como condição de encontro com o outro. Narrar a si mesmo é ferir-se, mas por outro lado essa ferida abre uma brecha por onde é possível escapar da norma. Na falha entre o que somos e o que conseguimos dizer de nós mesmos se abre um dispositivo ético, pois no reconhecimento que não posso dizer tudo de mim, que minha história está cheia de sombras, reconheço que o outro também me escapa, que o outro também não pode dizer tudo. Com a consciência da falha nos abrimos à responsabilidade diante do outro, fundando uma ética da escuta e da hospitalidade.
3ª feira
14-18h
EGA10354 – TÓPICOS ESPECIAIS LUGAR, POLÍTICA, INSTITUCIONALIDADES

Curso: ARTE, MEMÓRIA E POLÍTICA: ESTRATÉGIAS ESTÉTICAS DE RESISTÊNCIA NA AMÉRICA LATINA

Ramsés Albertoni
(Pós Doutorando )
3 IACS GRAGOATÁ Sala J11A- online A arte contemporânea na América Latina tem se configurado como um campo de elaboração simbólica de experiências históricas marcadas pela violência, repressão e apagamentos institucionais. Dessa maneira, o projeto de pesquisa de pós-doutorado desenvolvido no PPGCA da UFF, sob supervisão do professor Dr. Luiz Sérgio de Oliveira, investiga as produções de quatro artistas visuais latino-americanos – Voluspa Jarpa, Doris Salcedo, Alfredo Jaar e Alice Miceli – como espaços de resistência estética e política frente a regimes autoritários e apagamentos históricos. A proposta parte da hipótese de que suas obras operam como dispositivos de memória e zonas de tensão ético-estética, mobilizando estratégias que desafiam os limites da representação diante da violência, do trauma e da censura. O estudo articula os conceitos “colapso das representações” e “experiências-limite” como eixos analíticos, examinando como essas produções constroem imagens marcadas pela ausência, pelo silêncio e pela fragmentação, tensionando os regimes de visibilidade instituídos. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, crítica e comparativa, sustentada por três eixos: análise formal e conceitual das obras; contextualização histórico-política; e diálogo interdisciplinar com os campos da estética, dos estudos da memória e da crítica político-cultural. As práticas artísticas são analisadas em sua materialidade, inserção institucional e potência crítica, considerando também os riscos de estetização da dor ou neutralização simbólica em circuitos
4ªfeira
9-12h
EGA10351 ESTUDOS EXPERIMENTAIS EXPERIÊNCIA, CONCEITO, SONORIDADES

Curso: O som no avesso: harmonia, ritmo,ressonância e silêncio como modelos para agenciamento de afetos.

Tato Taborda 2 IACS GRAGOATÁ Sala J11A- O curso se aprofundará sobre alguns fundamentos do som e da música para, descolando-os de sua dimensão físico-acústica-sensível, pensá-los como modelos e chaves de interpretação para fenômenos e modos de relação de agentes e forças no âmbito das relações sociais e políticas.
4ª feira
14-18h
EGA10353 ESTUDOS EXPERIMENTAIS LUGAR, POLÍTICA, INSTITUCIONALIDADES

Curso: ARTE, MERCADO E A ESTETIZAÇÃO DO MUNDO

Luiz Sérgio
Isabela Siomões (Pós Doutoranda )
Carlos Eduardo Borges (Pós Doutorando )
3 IACS GRAGOATÁ – SALA DE ARTES E MEIOS DE EXPERIMENTAÇÃO Com a estetização da economia, vivemos num mundo marcado pela abundância de estilos, de design, de imagens, de narrativas, de paisagismo, de espetáculos, de músicas, de produtos cosméticos, de lugares turísticos, de museus e de exposições. Se é verdade que o capitalismo engendra um mundo ‘inabitável’ ou ‘o pior dos mundos possível’, ele também está na origem de uma verdadeira economia estética e de uma estetização da vida cotidiana […]. É o que chamamos de capitalismo artista ou criativo transestético”. Partindo das perspectivas de Lipovetsky, o curso pretende discutir o lugar da arte e do/a artista na contemporaneidade, abrindo espaço para a escuta de agentes que movimentam o sistema de arte no Rio de Janeiro, através de um seminário a ser realizado no âmbito da disciplina.
5ª feira
9-13h
EGA10354 – TÓPICOS ESPECIAIS LUGAR,POLÍTICA INSTITUCIONALIDADES

Curso: Dramaturgia, poéticas e políticas do corpo na cena contemporânea da dança

Beatriz Cerbino 3 IACS GRAGOATÁ Sala J11A Este curso tem como foco os debates acerca da criação contemporânea da dança, não apenas sobre seus aspectos teóricos, mas também suas formulações práticas no sentido do corpo produzido na e para a cena. Quais os processos poéticos, políticos e formativos implicados na produção de sentido da dança cênica? Como as produções artísticas no campo da dança são atravessadas pelo debate político-estético do mundo contemporâneo? Essas são algumas questões que guiarão o debate a ser realizado ao longo do semestre. Para além de um lugar de experimentações e processos em curso, a dança contemporânea pode ser entendida como espaço plural de emergência de sentidos que se ressignificam constantemente.
5ªfeira
14-18h
EGA10348 – SEMINÁRIOS TRANSDISCIPLINARES DOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES

Curso: ynterfluxos contemporâneos corpo-chão-coração novas ecologias das artes-lugar-institucionalidade

Luiz Vergara 3 IACS GRAGOATÁ Sala J11A O sentido de lugares de ynterfluxos será abordado através do compartilhamento e entrecruzamento de leituras, pesquisas-práticas artísticas experimentais presentes nos agenciamentos de coletivizações e conectividades entre corpo(s)-chão-coração em diferentes processos de co- laboração simpoiética. Ao longo dos seminários serão cartografadas diferentes articulações teórico práticas estruturantes do sentido de ynterfluxos na co-criação artística, pedagógica e socioambiental, antecipando novas ecologias das artes como agentes de descolonização e estruturação regenerante do ser-mundo, ser-selvagem, corpo- lugar-institucionalidade. Ressalta-se a importância da reconfiguração da contemporaneidade em processo pelo impacto das insurgências disruptivas da condição de ynterfluxos pelo pluriversalismo eco-ético-estéticas, dissolvendo a distinção eurocêntrica colonial entre natural-cultural, para o “polimorfismo” multiespécie simpoiético do Ser natureza e Ser mundo, na devolução da arte ao estado estruturante de Ser Selvagem (Ponty, 1992).
6ª feira
14-18h
EGA10350 TÓPICOS ESPECIAIS CORPO, CENA, CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO

Curso: KOANS: LINGUAGEM PARADOXAL

Andrea Copeliovitch 1 IACS/Sala de Corpo Produção de linguagem artística e pensamento a partir da experiência com koans na prática zen budista. Estudo de koans e histórias budistas. Estudo da visão de Mestre Eihei Dogen sobre os Koans.Discussão dos koans e de como eles agem na compreensão cognitiva. Experiência com meditação e koan Seminários de criação e apresentação.

As inscrições são realizadas online através da Área do Aluno. No MENU do site: ACESSO > ÁREA DO ALUNO

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